metropoles.com

Cinco alimentos que ajudam a emagrecer e não voltar a engordar

Aveia, frutas, café e chá-verde são exemplos de ingredientes fundamentais nesse processo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
mulher segura calça emagrecimento
1 de 1 mulher segura calça emagrecimento - Foto: Getty Images

Conquistar a perda de peso é um grande desafio, porém, existem outros elementos e comportamentos essenciais para ditar se esse emagrecimento será transitório ou se você, de fato, se tornará uma pessoa emagrecida.

Estudos sobre o tema revelam que, de 100% dos indivíduos que fazem dieta, uma margem ingrata de 5 a 10% se mantém magro, enquanto 90% apresentam reganho de peso.

Esse dado demonstra que os indivíduos que entram em processo de perda de peso passam a ter comportamentos que, no geral, não sustentam. É comum ver indivíduos adotando medidas drásticas e que, claramente, serão difíceis de se manter com o tempo.

Para sair dessa margem, é necessário, antes de tudo, ter consciência que emagrecimento é mudança de estilo de vida. A conta para perder a gordurinha sempre será uma só e não aceita atalho: balanço energético negativo.

Quando você tem um gasto energético acima da sua ingestão, naturalmente irá emagrecer. Para manter a adesão aos novos hábitos, faça atividade física, hidrate-se e descanse, diariamente. Você é o resultado daquilo em que faz maior parte do tempo.

Pensando nisso, existem alguns alimentos que podem ser bons aliados da perda de peso, já que, nesse processo, devemos tentar fornecer maior saciedade, visando economizar calorias.

Separamos cinco alimentos que podem ser amigos de uma rotina alimentar saudável, vamos conhecer?

Água
Embora todos saibam da importância desse solvente universal, muitas pessoas relatam dificuldade em manter uma ingestão hídrica adequada. A maioria das pessoas tem diversas demandas e obrigações diárias, e acabam descuidando do hábito básico de beber água.

É impossível existir um emagrecimento saudável sem essa substância, já que até para queimar gordura o corpo necessita de água. E mais: a substância dá sensação de saciedade no hipotálamo. Coloque-a na rotina. Sem ela, nada acontece.

Peixes e carnes magras
Infelizmente, em um país como o Brasil, a ingestão de carnes de boa qualidade não é acessível para grande parte da população mas, se puder, priorize sempre peixes e outras proteínas de procedência garantida. O peixe, por exemplo, é rico em ômega 3, nutriente que desempenha papéis cruciais em termos de saúde no organismo.

Outros tipos de carne também são fonte de aminoácidos que auxiliam na manutenção da massa magra. Dê prioridade às brancas com maior frequência, mas ovos e whey protein, com quantidade individualizada estando bem ajustada, também são se mostram promissores.

Morango
O morango está na lista

Morango, melão e limão
As frutas entraram na lista de “vilãs” por apresentarem carboidratos, mas tenha calma antes de colocá-las no limbo do julgamento. Elas são ricas em diversos nutrientes e um deles, a fibra, é essencial para dar saciedade, manter o controle do açúcar sanguíneo e, de quebra, tornar a dieta mais prazerosa.

O morango, melão e limão são exemplos de frutas baixas em calorias. No entanto, não devemos menosprezar os benefícios na saúde. São formas inteligentes de ingerir maior quantidade de alimento sem abusar no valor calórico. Quem é inteligente, faz do limão uma limonada.

Aveia
A aveia é uma boa opção para ser incorporada na dieta

Aveia
O alimento não pode faltar numa rotina saudável. Isso porque é rico em beta glucana, uma fibra solúvel que, além de fornecer saciedade, também está associada ao controle dos níveis de colesterol e em turbinar o sistema imunológico.

Além de nutrir, a aveia colabora bastante com a saciedade, ou seja, demora mais tempo para ser digerida e ainda auxilia no controle do açúcar no sangue. Para além disso, ela ainda dá um “boom” no funcionamento intestinal e é um alimento versátil, podendo ser adicionada em frutas ou em bolos e receitas.

Café e chá-verde
Essas bebidas têm algo em comum: ação termogênica e diurética. Não são recomendadas para todos, mas podem ser ingeridas com segurança por indivíduos saudáveis.

O café auxilia na disposição, retardando a sensação de fadiga, e ainda fortalece a saúde cardíaca. Já o chá-verde controla o colesterol, é rico em catequinas e desincha. Lembrando que a recomendação diária de chá-verde, segundo a European Food Safety Authority (EFSA), é de 800mg/ dia.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?