metropoles.com

Cinco alimentos ideais para queimar a gordura visceral da barriga

Veja como eliminar o tipo de gordura que se deposita acima dos órgãos e aumenta o risco de problemas cardiovasculares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alto Astral/Reprodução
mulher medindo barriga com fita métrica
1 de 1 mulher medindo barriga com fita métrica - Foto: Alto Astral/Reprodução

Além do incômodo estético causado pelo excesso de gordura na barriga, a gordura visceral representa um grave prejuízo à saúde. Quando em grandes quantidades, o problema se instala por cima de órgãos vitais, dificultando o funcionamento deles. Como resultado, aumenta o risco de doenças cardíacas, pressão alta e diabetes.

Mesmo sendo diferente da gordura comum, que aparece na silhueta, a versão visceral pode ser eliminada com algumas mudanças no estilo de vida. Exercícios aeróbicos e de força ajudam a queimar os lipídios, e uma alimentação equilibrada, pobre em açúcares, gorduras e calorias, aceleram o processo.

Quando se trata de perder esse tipo de gordura, os alimentos que devem ser retirados do prato são amplamente difundidos. Nos cuidados com a dieta, deve-se reduzir o consumo de processados, oleosos, carnes gordurosas e com alto teor de sal e açúcar. Porém, quais são os aliados na perda de gordura visceral?

ovos

Ovos

Segundo um estudo publicado no International Journal of Obesity (Jornal Internacional sobre a Obesidade), citado na matéria do portal britânico Express, participantes que consumiram dois ovos no café da manhã enquanto seguiam uma dieta de baixa caloria perderam 65% mais peso e reduziram a circunferência da cintura em 34% em comparação com aqueles que faziam a primeira refeição do dia com outros alimentos de calorias semelhantes.

Também em entrevista ao periódico, um especialista na área, Toby Amidor, ressaltou que “os ovos são uma grande fonte de proteína, que funciona para manter a fome sob controle e conter a alimentação excessiva”.

Óleo de coco alimentação bem-estar nutrição

Óleo de coco

Figurinha repetida no universo da beleza, a pesquisa também revela que o óleo não afeta negativamente os níveis de lipídios no sangue, como muitos acreditavam antes, “e pode ajudar até a promover uma redução de gordura do estômago”, de acordo com Kayleen St. John, diretora executiva de Nutrição e Desenvolvimento Estratégico da Euphebe, empresa de alimentos saudáveis.

A profissional explica que as propriedades de combate à gordura abdominal do óleo de coco derivam do número de triglicerídeos de cadeia média contidos, que são metabolizados rapidamente e, portanto, têm menos chance de serem armazenados como gordura.

3 imagens
Depressão ou tristeza pode provocar bloqueio na vontade de se alimentar, causando emagrecimento
Saiba como conciliar sua rotina dentro e fora da academia para otimizar seu ganho de massa e perda de peso
1 de 3

Saiba como abandonar o hábito de contar calorias

Freepik
2 de 3

Depressão ou tristeza pode provocar bloqueio na vontade de se alimentar, causando emagrecimento

Freepik
3 de 3

Saiba como conciliar sua rotina dentro e fora da academia para otimizar seu ganho de massa e perda de peso

The Picture Pantry/ GETTYIMAGES
Framboesas

“A frutose ganhou (com razão) uma má reputação por seu papel na promoção da obesidade central ou da gordura da barriga”, afirma a especialista. Porém, quando consumida em frutas inteiras, ela não traz resultados tão negativos para o corpo.

Framboesas frescas ou congeladas contêm uma grande quantidade de fibras, o que ajuda a regular a resposta à insulina do corpo e também a reduzir a gordura da barriga, recomenda Karen.

alimento humus em uma tigela

Húmus

Aqueles que comem húmus regularmente tendem a ter cinturas menores e dietas mais saudáveis, em geral. É o que diz um estudo publicado no Journal of Nutrition and Food Sciences.

Os pesquisadores retiraram dados sobre o consumo de grão-de-bico e húmus da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição e descobriram que os que comem húmus consomem 52% mais fibras, 13% mais gorduras poli-insaturadas – aquelas que fazem bem – e 20% menos açúcar do que os não consumidores.

Os resultados são que as barrigas dos fãs de húmus são, em média, 8% menores do que as das pessoas que não comem o molho, descobriu o estudo.

suco de aipo suco verde

Aipo

Entre as funcionalidades do alimento, o aipo fornece fibra dietética, que estimula a digestão e ajuda a queimar a gordura da barriga. Sua alta porcentagem de água e eletrólitos previne ainda a desidratação, que também reduz o inchaço.

O aipo é rico em vitamina C e cálcio e é melhor apreciado cru, e tomar um suco de aipo fresco antes das refeições pode até mesmo ajudar a perder gordura da barriga.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?