metropoles.com

Cinco alimentos e hábitos que ajudam a acabar de vez com o refluxo

Chás e dieta específica são fundamentais para diminuir ou minimizar o refluxo gastroesofágico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
NICOLETAIONESCU/ISTOCK
imagem colorida de mulher com refluxo - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de mulher com refluxo - Metrópoles - Foto: NICOLETAIONESCU/ISTOCK

O refluxo gastroesofágico ocorre quando o ácido estomacal retorna ao esôfago em níveis acima dos valores normais. É comum, nesses casos, sentir azia e queimação. Apesar de bastante incômoda, a condição não é rara. Afeta mais de dois milhões de indivíduos por ano, geralmente adultos.

Esse quadro é marcado por sintomas desagradáveis e, algumas vezes, pode ser confundido até com infarto, devido à queimação e pressão sentidas no peito. Se você sofre ou conhece alguém que tem o problema, confira alguns hábitos e alimentos que ajudam a acabar, reduzir ou prevenir esse mal-estar.

Confira:

Recorra à dieta low FODMAP
Esse protocolo alimentar tende a restringir os alimentos ricos em FODMAPs, e é um ótimo ponto de partida para começar a diminuir os episódios de refluxo. Os FODMAPs são carboidratos fermentados rapidamente por nossas bactérias que, geralmente, culminam em gases. Além de aumentar a pressão abdominal, eles podem “viajar” no sentido contrário, piorando os episódios de refluxo.

Água com limão
O shot de água com limão ajuda a turbinar a imunidade

Evite líquidos durante as refeições
Eles diluem o ácido do estômago, aumentando o volume no órgão e diminuindo a capacidade digestiva. Com as partículas mal digeridas, ocorre o aumento da produção de gases que irão, consecutivamente, elevar a pressão abdominal, resultando em refluxo.

Se fizer questão de beber algo enquanto come, uma boa alternativa é um pouco de água com limão, já que o ácido do limão estimula a secreção de ácido pelo estômago, fortalecendo o processo digestivo.

Não exagere na ingestão de anti-inflamatórios
Ibuprofeno, aspirina e outros anti-inflamatórios podem causar irritação na mucosa gástrica, reduzindo a camada do muco estomacal. Isso também pode enfraquecer a capacidade digestiva e piorar as crises. Outros tipos de medicamentos também são capazes de favorecer o quadro.

gengibre
Gengibre

Use e abuse do gengibre
Essa erva apresenta um potencial benéfico quando pensamos em refluxo. A ação procinética do gengibre estimula o esvaziamento gástrico e a motilidade intestinal, ajudando a aliviar o refluxo e outros sintomas, como dor e excesso de gases. Utilize como forma de chá e tempero ou, então, mastigue-o puro, durante a refeição.

Tome chás
Infusões como a de espinheira santa são excelentes pela ação anti-inflamatória e cicatrizante da mucosa gástrica. Alecrim e hortelã também surgem como ótimas opções pós-almoço, devido à capacidade de elevar a produção de ácido, auxiliando também na diminuição da produção de gases.

Evite deitar-se após as refeições
O hábito de deitar logo após as refeições pode potencializar o retorno do alimento à mucosa do esôfago. Esse hábito pode ser maléfico até para os bebês. Por isso, eles são colocados para arrotar após as refeições.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?