Ciclagem de carboidratos: o que é e como ela auxilia no emagrecimento
Uma rotina alimentar que inclua carboidratos pode ser um aliado na perda de peso, além de melhorar o desempenho atlético
atualizado
Compartilhar notícia
Muitas dietas pregam a redução ou, até mesmo, o corte completo de carboidratos, como a low carb. No entanto, além de ser fundamental para o organismo, esse macronutriente também pode auxiliar na perda de peso. Mas, como? Muito conhecido no mundo esportivo, um ciclo alimentar que inclui os “carbos” pode ajudar a perder aqueles quilos extras e ainda dar um upgrade no desempenho físico.
Nos últimos meses, a ciclagem de carboidratos ganhou atenção popular e as pessoas têm buscado, cada vez mais, aderir ao plano alimentar que a dieta sugere. Afinal, como ele funciona?
Entenda o que é a ciclagem de carboidratos:
A ciclagem é um plano alimentar que alterna dias para consumo de alto teor de carboidrato e dias com baixo teor. Essa ingestão pode ser diária, semanal ou até mesmo mensal. Vai depender do treino ou programação de exercícios de cada pessoa.
Uma coisa é certa: os dias em que a ingestão do micronutriente for maior devem conciliar com os dias de maior esforço físico, dessa forma, o corpo o utiliza como energia. Nos dias mais leves, esse consumo deve ser reduzido e o corpo tende a queimar mais gordura. Assim, a perda de peso pode ser mais ágil.
Quem pode fazer essa ciclagem?
Além de um acompanhamento e de um bom planejamento, essa dieta deve ser de curto prazo. Portanto, alguns grupos podem tirar maiores vantagens do benefício do carboidrato.
Atletas que precisam criar resistência em busca de otimizar e aumentar seu desempenho estão no primeiro grupo que pode ser beneficiado.
O outro é composto por pessoas ativas, com o objetivo de perder peso. Portanto, se você se exercita e quer perder medidas, incluir o consumo de carboidratos na sua dieta pode otimizar seus resultados.
Se você está pensando em fazer essa dieta, alguns fatores como sua idade, composição corporal, níveis de atividade e sua ingestão diária de carboidratos, bem como proteínas e gorduras, devem ser levados em consideração. Além disso, a intensidade do treino, índice glicêmico de um alimento, composição nutricional e quantidade também influenciam no seu resultado.
Ainda vale ressaltar que uma dieta que inclua carboidratos depende da compreensão de seu corpo e de seus níveis de condicionamento físico. É preciso pensar em uma forma de como ajustar sua dieta para que funcione com você, e não contra você. Antes de qualquer mudança, consulte um profissional e o seu nutricionista para os ajustes necessários.