Atum conservado em água é mais saudável do que em óleo? Descubra
Se você acredita que as versões naturais ou em água são superiores, fique atento: a alternativa mais interessante, na verdade, é a em óleo
atualizado
Compartilhar notícia
Seja fresco ou em lata, consumir atum jamais será uma má ideia. Além de fonte de proteína, o atum contém gorduras saudáveis, ferro, potássio e vitaminas.
O nutriente que podemos destacar nesse tipo de peixe é o ômega 3. A ingestão dessa substância está associada à redução nos riscos de doenças cardíacas, controle do colesterol e ação anti-inflamatória.
Para aqueles que circulam nas gôndolas dos mercados, uma opção prática é aquela em lata. Existem duas embalagens disponíveis de atuns enlatados: sólida (natural), em óleo ou água.
Se você acredita que as versões naturais ou em água são superiores, é bom ficar atento: a alternativa mais interessante, na verdade, é a conservada em óleo. Isso porque o recipiente contém metais, e o peixe pode absorver boa parte desse material.
Para evitar que isso ocorra, o óleo irá impedir que o peixe se contamine, já que os metais serão absorvidos pelo óleo e não pelo peixe.
Ou seja: busque essa alternativa se quer colocar o produto na sua dieta. Para informações sobre quantidades, procure um nutricionista.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica