Além do frango com batata-doce: por que é importante variar a dieta
É fundamental oferecer diferentes nutrientes ao corpo, e isso se dá por meio da ingestão de variados alimentos
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos pilares de uma nutrição saudável, independentemente de objetivos estéticos, é justamente a variabilidade da dieta. Gracyanne Barbosa, por exemplo, é conhecida por comer basicamente frango, ovo e batata-doce. No entanto, nem sempre isso significa que o regime alimentar está “correto”.
Quando comemos apenas um cardápio monótono, ou seja, contendo sempre os mesmos alimentos, limitamos as fontes nutricionais aos que estão contidos ali.
Para aumentarmos o leque de vitaminas e minerais que fornecemos ao organismo, é necessário usar e abusar dos ingredientes funcionais, aqueles que, além de fornecer energia, também conferem uma série de benefícios à saúde.
Ao elaborar seu planejamento alimentar, o nutricionista precisa oferecer opções de substituições do menu diário e, fora isso, usar e abusar do poder de certos itens, como folhagens e frutas, ricas em fitoquímicos.
Também é importante consumir especiarias, a exemplo de alecrim, orégano, cúrcuma, pimenta vermelha, manjericão, canela, entre outros, que contém alto potencial antioxidante.
Quanto maior a variabilidade na ingestão de oleaginosas, leguminosas, folhagens, especiarias e sementes, mais rica será a sua alimentação.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica