Compartilhar notícia
Acreditar que água com limão faz milagres, demonizar todos os tipos de gordura, sonhar com a existência de alimentos que não engordam… Todas essas crenças pertencem a uma espécie de imaginário popular que busca soluções mágicas para atingir um objetivo que, muitas vezes, não é tão simples assim.
Sabemos que para conseguir emagrecer é necessário entrar em déficit calórico, ou seja, consumir menos energia do que se gasta. A partir desse princípio, o ideal é manter uma alimentação saudável, com ingredientes que proporcionem saciedade e, de preferência, tenham poucas calorias. Além disso, a prática regular de atividades físicas vai intensificar o gasto de energia e acelerar o processo de perda de gordura corporal.
Apostar em técnicas “milagrosas” de alimentação para emagrecer, geralmente, não costuma dar certo. Por isso, é necessário ter cuidado ao criar expectativas. Para evitar que isso aconteça, a nutricionista Monik Cabral separou cinco mitos da alimentação saudável.
Confira:
1. Água com limão emagrece mesmo?
“O limão estimula a secreção biliar e pancreática, que contém agentes de saponificação, responsáveis pela digestão das gorduras, por isso, contribui para uma digestão mais eficaz. No entanto, isso não significa que vai emagrecer tomando apenas água com limão”, alerta a especialista.
Confira todos os mitos no site SportLife, parceiro do Metrópoles.