metropoles.com

6 sinais de que você não deve começar as dietas low carb ou cetogênica

Ter problemas para dormir ou um histórico de dificuldades com a alimentação podem ser sinais de alerta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
salada low carb
1 de 1 salada low carb - Foto: Getty Images

Extremamente populares, as dietas low carb e cetogênica caíram nas graças dos brasileiros. Isso porque planos de alimentação com alto teor de gordura e pouco carboidrato prometem uma perda de peso aliada à melhora nos padrões de saúde.

Mas, ao contrário do que se pode imaginar, nem todos os “mortais” se adaptam bem ao protocolo – e isso pode ter ligação com vários fatores.

Segundo o médico Mark Cucuzzella, professor da Escola de Medicina da Universidade de West Virginia, há pelo menos seis razões para você repensar se esse regime é realmente o ideal para você. Em entrevista à revista Insider, o estudioso, que já publicou várias pesquisas sobre o tema, indicou quais são elas:

Confira:

Você já está (muito) saudável
Segundo o expert, caso você esteja entre a minoria de pessoas com metabolismo saudável e boa resposta à insulina, não precisa se preocupar excessivamente com o consumo de carboidratos, ou mesmo cortá-los de vez. Se não tem problemas como pressão arterial, açúcar no sangue, colesterol, peso ou baixa energia, não é preciso “radicalizar” com a low carb. “Basta comer comida de verdade”, ensinou Cucuzzella.

Você quer “secar” rápido 
De fato, essas dietas podem levar a uma rápida perda de peso, já que minimizam a fome e têm menos calorias. No entanto, o principal benefício é restaurar a saúde metabólica, melhorar a resposta à insulina e reduzir inflamações. “Não se trata somente de emagrecer, é perder cintura”, explicou.

Segundo ele, a ideia é que a massa muscular seja mantida, ao mesmo tempo em que a gordura visceral vai embora. Se você faz apenas para “secar” rápido, pode ganhar tudo os quilos depois, quando reintroduzir os carboidratos.

Você já teve problemas com a alimentação
Já passou por sentimentos como ansiedade ao ver os dígitos da balança aumentando, ou monitorou tudo que comia de forma compulsiva? Talvez a dieta cetogênica e a low carb não sejam a melhor pedida. Como são bastante restritivas, elas podem desencadear gatilhos, em vez de o ajudar a melhorar os índices de gordura no organismo.

7 imagens
1 de 7

Ilustração: Yanka Romão
2 de 7

Ilustração: Yanka Romão
3 de 7

Ilustração: Yanka Romão
4 de 7

Ilustração: Yanka Romão
5 de 7

Ilustração: Yanka Romão
6 de 7

Ilustração: Yanka Romão
7 de 7

Ilustração: Yanka Romão

Você está sempre estressado
Sobretudo em tempos estressantes, como os que vivemos na pandemia de coronavírus, é muito difícil controlar o que sentimos. Se você está nessa situação e não consegue dormir bem, não é a melhor hora para mudar a dieta.

Esse contexto aumenta a produção do hormônio do estresse, o cortisol. Em excesso, ele é um desafio à low carb. “Se você não tem energia e tempo para se preparar para o sucesso, não terá sucesso”, avaliou Cucuzzella.

Você se sente sem energia
Segundo o médico, os primeiros dias dessa dieta trazem sintomas que se assemelham à gripe. O ideal é nem começar caso você já esteja se sentindo sem energia.

Você toma algum remédio controlado
Diversos estudos mostram que dietas pobres em carboidratos podem ajudar com problemas sérios de saúde, como diabetes.

No entanto, é fundamental procurar um médico antes de sair cortando carboidratos se você toma algum tipo de remédio controlado, pois as mudanças na alimentação possivelmente afetarão a forma como seu corpo responde a esse medicamento, explica o especialista em low carb. Não é que seja proibido, mas é importante avaliar junto a um profissional que conheça seu histórico de saúde.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?