metropoles.com

5 erros que você comete ao tentar emagrecer, segundo nutricionistas

Esses erros são comuns entre quem vista uma dieta de perda de peso. Veja quais são e fuja deles, se quer emagrecer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Pexels
Na foto, morangos dentro de uma tigela transparente e uma fita métrica branca enrolada em um fundo rosa - Metrópoles
1 de 1 Na foto, morangos dentro de uma tigela transparente e uma fita métrica branca enrolada em um fundo rosa - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Pexels

Estamos a pouco tempo do verão e, nesta fase, nos dispomos a perder aqueles quilinhos indesejados que ganhamos ao longo do ano. Para alguns, isso pode até ser uma tarefa mais fácil, bastando ajustar alguns pontos e logo o resultado vem. Para outros, porém, pode ser uma tarefa para lá de ingrata e frustrante.

Alimentação dieta

Com a finalidade de te ajudar, de forma prática e sucinta, aqui vão alguns pontos destacados por nutricionistas que podem estar te atrapalhando (e muito) na hora de perder gordura e ganhar massa magra.

São eles:

  1. Sua dieta pode estar monótona, sem opções: pode parecer simples se alimentar direito, mas a variedade também é muito importante na rotina alimentar. Nosso metabolismo pode se adaptar até com estratégias de emagrecimento e dieta. Essa adaptação leva a estagnação do peso e é conhecida como efeito platô. Para impedir que ocorra, invista sempre em alternar o cardápio e estratégias.
  2. Não tem praticidade:  infelizmente, as pessoas têm pouco tempo para desenrolar a alimentação, por isso, lanches práticos e saudáveis são mais que necessários. Melhor do que passar horas sem comer é descolar lanchinhos que podem te acompanhar sem grande esforço, como frutas, castanhas, iogurtes, barrinhas de proteínas, snacks...
  3. Sono de baixa qualidade: de nada adianta investir em uma boa dieta se você não descansa direito. O sono é elementar no processo de emagrecimento e, para quem não sabe, é nesse momento que ocorre os ajustes da saciedade. Por isso, em noites mal dormidas, a tendência de você acordar esformeado é bem grande.
  4. Cortar o carboidrato: por muito tempo, cortar o carboidrato foi visto como algo vital para emagrecer. No entanto, a ciência já comprovou que isso só gera o efeito rebote. Frutas, vegetais e cereais integrais pertencem ao grupo dos carboidratos e devem estar em uma dieta de emagrecimento por serem ricos em fibras, que melhoram o funcionamento intestinal, promovem saciedade e ajudam a controlar os níveis do colesterol.
  5. Faz dietas muito restritivas: é claro que, na maior parte do tempo, é necessário controlar a alimentação. Mas isso não quer dizer que, eventualmente, você não possa comer um docinho ou outros itens fora dela. Dietas restritivas, além de estressantes, podem desencadear futuros quadros de compulsão alimentar, fuja delas.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?