5 conselhos para melhorar a alimentação e controlar a pressão alta
As doenças cardiovasculares ainda representam a maior causa de mortes na população mundial
atualizado
Compartilhar notícia
Nessa segunda-feira (26/4), Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, os brasileiros lembraram da importância da alimentação no controle e prevenção da pressão alta.
Lamentavelmente, as doenças cardiovasculares ainda representam a maior causa de mortes na população mundial. Portanto, é mais que necessário ressaltar o quanto hábitos saudáveis podem evitar esses males.
Quando falamos em hipertensão associada à obesidade, o quadro torna-se mais preocupante. A gordura visceral, aquela que se acumula entre os órgãos, aumenta ainda mais os riscos da doença.
Evitar alimentos carregados em sódio é uma forma de “dar adeus à hipertensão”, e muita gente já sabe. Mas, além disso, outros hábitos minimizam e evitam a enfermidade. Veja:
- Deixe de lado alimentos embutidos, prejudiciais à saúde do coração;
- Desembale menos e descasque mais, evitando a ingestão de alimentos industrializados;
- Faça 30 minutos de atividade física todos os dias;
- Coma 5 porções de frutas diariamente. Essa quantidade já traz muitos benefícios e ainda diminui a mortalidade.
Um estudo recente revelou que indivíduos que ingeriam cinco porções diárias de frutas e vegetais tiveram um risco 13% menor de morte por qualquer causa do que pessoas que comeram apenas duas porções de frutas e vegetais por dia. O consumo de cinco porções também foi relacionado a um risco 12% menor de morte por doenças cardiovasculares.
Isso mostra o quanto uma alimentação natural pode impactar e prevenir doenças de todos os tipos. Cuide-se!
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica