5 alimentos com pouquíssimas calorias para te ajudar a emagrecer
Descubra ingredientes fundamentais a quem quer ver os dígitos na balança diminuírem
atualizado
Compartilhar notícia
Na teoria, perder peso é “fácil”: basta consumir menos calorias do que o corpo queima ao longo dia, em um processo conhecido como déficit calórico. No entanto, muita gente sofre bastante ao tentar promover essa mudança de hábitos, e acaba desistindo de reeducação alimentar.
O ideal, primeiramente, é focar em refeições que ajudem essa conta a fechar. Peixes, semente de girassol e maçã são alimentos que cumprem bem esse papel.
“Proteínas, fibras e gorduras tendem a saciar mais, enquanto alguns carboidratos geralmente nos deixam com fome logo após comer”, explicou o nutricionista americano Cesar Saluza à revista Insider. Segundo o expert, “a meta deve ser a escolha de alimentos com menos calorias e ricos em nutrientes”, salientou.
Abaixo, veja 5 ingredientes recomendados pelo profissional:
Maçãs
Por terem bastante fibras, elas ajudam a manter a saciedade por mais tempo.
“Alimentos naturais de baixa caloria quase sempre são volumosos e proporcionam muita satisfação quando você os ingere”, afirmou o especialista em perda de peso Brian Quebbemann à mesma publicação. “Eles exigem muita mastigação, o que faz parte do que nos satisfaz quando comemos.”
Semente de girassol
Assim como nozes, este ingrediente é rico em gorduras saudáveis, fibras e nutrientes, como a vitamina E. Coloque por cima da salada ou em cima de um caldo de vegetais. Além de ajudar na perda de peso, essa matéria-prima auxilia na saúde do coração e aumenta o colesterol bom.
Peixe
Cheio de proteínas, ele também é associado à perda de peso, sobretudo por ter uma digestão mais lenta. Opte por bacalhau, salmão e até a sardinha – e feitos, é claro, de uma maneira mais próxima ao natural, evitando frituras.
Um pequeno estudo de 2006 descobriu que as pessoas que comeram uma refeição de peixe se saciaram e consumiram menos calorias do que as pessoas que comeram uma refeição à base de carne.
Iogurte grego
É pobre em gordura e rico em proteínas, o que o torna o parceiro perfeito de quem quer ver os dígitos na balança diminuírem. Além de comer puro, como lanche, também dá para aproveitá-lo em molhos de salada.
Peito de frango
Mais uma fonte proteína com baixo teor de gordura e calorias. Segundo o expert ouvido pela Insider, uma porção de 100 gramas de frango tem aproximadamente a mesma quantidade de proteína que uma porção de carne bovina do mesmo tamanho, com cerca de 25% menos calorias e metade da gordura.
Em tempo: antes de fazer qualquer mudança na sua dieta, procure a orientação de um profissional especializado na área de nutrição, sobretudo em tempos de pandemia de coronavírus, quando os cuidados com a saúde vem acima de todos os outros.