4 alimentos que não são tão ricos em proteínas quanto você imagina
Confira alguns alimentos que, apesar de muita gente achar que são fonte do nutriente, não são tão proteicos assim
atualizado
Compartilhar notícia
Se tem um nutriente muito requisitado pelo público fit é a famosa proteína. Com esse grupo de alimentos crescendo em popularidade, nem tudo que presumimos ser uma boa fonte dessa substância de fato é.
As pessoas começaram a priorizar um maior consumo desse nutriente depois que se difundiram as informações das pesquisas, por volta dos anos 2000, frisando a importância da proteína no emagrecimento e na manutenção de massa magra, que não é de se menosprezar.
Com o aumento do interesse popular, algumas empresas do ramo alimentício começaram a validar seus produtos adicionando a informação “alto teor de proteínas” em seus rótulos, apesar de, algumas vezes, muitos deles não serem tão ricos quanto dizem.
Confira, a seguir, quatro alimentos que não são tão ricos em proteínas quanto as pessoas acreditam:
1. Nozes
Um alimento altamente nutritivo, fonte de fibras e gorduras saudáveis. Apesar de conter proteínas, para obter um valor considerável do nutriente, você teria que ingerir alta quantidade de nozes, o que já não é interessante, pois aumentaria significativamente a ingestão de gorduras.
2. Snacks proteicos
É comum encontrar em mercados e lojinhas de produtos fits alguns snacks e salgadinhos que se dizem proteicos. É necessário ter cautela, pois, muitas vezes, além do custo elevado, eles não possuem tanta proteína assim. Em alguns desses produtos, encontramos cerca de 4 gramas de proteína, sendo mais vantajoso até consumir dois queijos com baixo teor de gordura, que renderia o quádruplo de proteínas pelas mesmas calorias.
3. Pães proteicos
Produtos como pães rotulados como alto teor de proteínas geralmente contêm uma quantidade ínfima do que as versões tradicionais. Ao invés de pão proteico, opte por caprichar em recheios como atum, queijo ou filé de frango desfiado.
4. Pasta de amendoim
As pastas de amendoim oferecem boa quantidade de gorduras saudáveis e até algum teor de proteínas, mas, assim como as nozes, não possuem uma quantidade tão alta. Uma porção de 15 gramas de pasta de amendoim (cerca de uma colher de chá) contém apenas 4 gramas de proteína. A pasta de amendoim é calórica. Logo, não é interessante ingeri-la em excesso.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica