10 nutricionistas de Brasília que bombam no Instagram para você seguir
Preparamos uma lista com perfis variados de profissionais da cidade que compartilham desde receitas até informações sobre dieta e exercícios
atualizado
Compartilhar notícia
Um dia, jejum intermitente. No outro, lições de como emagrecer comendo sorvete no café da manhã. Carboidratos são vilões. No dia seguinte, mocinhos novamente. Quem chama de “nutricionista” a lista de publicações do Instagram e não entra em parafuso diante de um prato de comida, se perguntando se aquilo faz bem ou mal, pode se considerar um campeão.
Mas como em terra de dieta da moda, informação com procedência é artigo de luxo, andam somando-se ao pessoal do #forçafocoefé também os nutricionistas – de verdade, com diploma e tudo. Vantagem dupla: além de receitas para ninguém morrer de tédio no frango com batata doce, eles compartilham informações sobre adaptação da alimentação aos exercícios, dietas da moda e importância de cada alimento para uma vida saudável.
E em nada adianta roubar diquinhas do Instagram alheio se você não pode marcar uma consulta com o profissional, por isso, o Metrópoles selecionou alguns nutricionistas, aqui do quadradinho mesmo, que bombam na rede para você seguir — e quem sabe, bater na porta do consultório.
1. Jefferson Bitencourt (@jeffbitencourtnutricionista)
Com quase 4 mil seguidores, o profissional ficou conhecido na cidade pelas palestras sobre alimentação funcional e low carb. No perfil dele, é possível encontrar textos sobre jejum intermitente, colesterol e, recentemente, uma série sobre o papel de alguns alimentos nas doenças.
2. Amanda Lira (@lowcarb.amandalira)
Amanda nem se formou ainda na faculdade de nutrição, e já conquistou 3,4 mil seguidores compartilhando sua alimentação baixa em carboidratos e vendendo delícias para os adeptos da dieta em feiras e empórios saudáveis da cidade. Ela é a pessoa por trás da marca GO Nutz, que vende granolas de castanha temperadas, chips de coco e pastas de oleaginosas. Também vive publicando fotos dos seus pratos cheios de cor, para inspirar a preparação da marmita fit.
3. Rodrigo Mendanha (@rodrigomendanhanutri)
Um perfil de encher os olhos de quem trata comida como um ritual de bem-estar e saúde. Rodrigo tem uma abordagem holística da alimentação. As tigelas coloridas de smoothies de frutas e sementes dariam água na boca mesmo que não fossem cheias de macro e micronutrientes, combinados cuidadosamente para cada momento do dia.
4. Carolina Sartori (@sartori.carol)
Tão vida real e pé no chão que tem nada menos do que 118 mil seguidores na rede, compartilhando dicas de alimentação saudável e equilibrada, sem paranoia nem dieta da moda. Até a musa fitness mor do Instagram, Gabriela Pugliesi, já indicou o perfil da brasiliense uma vez. Além de compartilhar informações sobre alimentos como café, adoçantes, queijo e leite, Carol usa o perfil para pregar a linha de que ter uma relação saudável com a comida — e não de escravidão — é o melhor caminho.
5. Guilherme Schweitzer (@guilhermeschweitzernutri)
Guilherme é nutricionista, palestrante e atleta, e compartilha no seu Instagram informações sobre a importância de uma alimentação “limpa”, da saúde intestinal e suplementação para atletas, por exemplo. Também conquistou alguns adeptos das dietas low carb (baixa em carboidratos) da cidade. O perfil tem textos sobre glicemia, jejum intermitente, melhor momento para consumo de proteínas, entre outras informações.
6. Julia Dovera (@nutrichefjuliadovera)
Vegano só come mato? É justamente o oposto disso que a nutricionista e chef tenta provar nas suas publicações. Julia é formada em nutrição e gastronomia, atleta de crossfit e vegana, e usa o perfil para compartilhar receitas deliciosas com ingredientes de origem 100% vegetal e adequadas, inclusive, para quem busca aumentar a performance mesmo sem proteína animal. Vale também se aventurar no liquidificador para reproduzir os sorbets de banana e frutas vermelhas que ela faz!
7. Felipe Alvim (@nutricionistafelipealvim)
Para os atletas e adeptos de uma alimentação natural e sem “bruxaria”, o perfil do nutricionista é uma boa inspiração. Felipe Alvim também é praticante de crossfit e especializado em nutrição esportiva e fisiologia do exercício. O perfil, portanto, é uma lista sem fim de dicas de pré e pós-treino (frisando que as receitas são adaptadas para a sua individualidade) cheios de cor e sabores, misturando coco, frutas vermelhas, ovos, banana e abacate. Dá quase vontade de substituir o gelato gourmet do shopping.
8. Cíntia e Daiane Sousa (@nutricionistasefuncional)
A dupla brasiliense de nutricionistas acumula quase 10 mil seguidores e já é conhecida em Brasília pelas dicas de alimentação funcional para atletas, gente que busca um emagrecimento saudável ou para a família inteira. Na rede, as duas compartilham desde dicas de combinações eficazes para a saciedade naquele momento de fome antes de dormir, até, por exemplo a relação entre cólica e maturidade intestinal em bebês.
9. Dania Sánchez (@daniasancheznutricionista)
Com quase 20 mil seguidores, a nutricionista conquistou pacientes e seguidores fornecendo aos seus “pupilos” não apenas cardápios fechados e restritivos para quem quer emagrecer, mas ensinando, em seu espaço na Asa Norte, preparos de receitas funcionais e práticas. Algumas delas, ela disponibiliza no seu feed para os seguidores, como um sorbet de banana com cacau.
10. Felipe Nassau (@felipenassau)
Felipe Nassau é especialista em nutrição esportiva além de professor de educação física e usa imagens e textos engraçados para compartilhar conhecimento e derrubar mitos sobre alimentos, como o de que o óleo de coco seria milagroso ou vilão absoluto das dietas. Nas publicações, já se posicionou contra dietas baixas em carboidratos e falou sobre treinos apenas uma vez na semana que são tão eficientes ou mais que outros protocolos. O nutricionista tem 26 mil seguidores.