Nutri revela 5 hábitos que combatem a inflamação e desincham o corpo
O inchaço abdominal é um dos desconfortos mais comuns. No entanto, uma dieta adequada e hábitos específicos podem aliviar esse incômodo
atualizado
Compartilhar notícia
Sentir-se inchado após uma refeição é normal. Porém, quando esse desconforto aparece com muita frequência, vale a pena rever a alimentação e o estilo de vida. Pensando nisso, a nutricionista e especialista em dieta anti-inflamatória Sandra Moñino revelou cinco hábitos diários que desincham o corpo e combatem a inflamação.
Confira abaixo as orientações da expert, de acordo com o portal espanhol Saber Vivir:
Não cozinhe demais os alimentos
Sandra disse que os alimentos podem oxidar quando expostos a altas temperaturas, principalmente o azeite extra virgem, que é bastante utilizado para cozinhar. Isso reduz os nutrientes que os alimentos podem fornecer, como vitaminas e ácidos graxos.
Não beba muita água durante as refeições
“Vamos imaginar que o estômago é como um vulcão que tem lava em seu interior – no caso é o ácido clorídrico. Quando o alimento passa pelo estômago é como se fosse a primeira digestão que o corpo faz. Se você beber muita água, o ácido clorídrico no estômago se dilui e acaba não fazendo o efeito que deveria”.
Segundo a nutricionista, algumas pessoas bebem até cinco ou seis copos enquanto comem. O ideal é beber no máximo um copo. “A água deve ser priorizada uma hora antes e uma hora depois de comer”.
Mantenha os níveis de vitamina D
A vitamina D é responsável por regular o sistema imunológico, que controla a inflamação no corpo. Portanto, é importante mantê-la estável. “Devemos nos expor ao sol pelo menos 15 minutos por dia todos os dias e se ainda tivermos insuficiência de vitamina D devemos suplementar”, afirmou Sandra.
Evite petiscar
A expert ressalta a importância de não petiscar o dia todo. De acordo com ela, existem muitos órgãos no corpo que, além de digerir, também são responsáveis por realizar outras funções, como o fígado, que ajuda a desintoxicar e reduzir a inflamação no corpo.
“O fato de comermos constantemente porque estamos expostos a muitos alimentos não facilita as pausas metabólicas. Devemos permitir que nosso corpo complete a digestão sem ter que interrompê-la constantemente”.
Durma bem e faça exercícios
A orientação da Sandra é dormir de sete a oito horas por dia, além de praticar esportes, combinando exercícios de força e exercícios cardiovasculares. A atividade física é um dos hábitos mais anti-inflamatórios que existem, por isso recomenda-se começar aos poucos e ser constante.