metropoles.com

Nutri de Harvard lista cinco frutas e verduras que ajudam a viver mais

A nutricionista de Harvard Uma Naidoo revelou cinco frutas e verduras que melhoram a saúde e aumentam a longevidade; confira!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Frutas e vegetais variados
1 de 1 Frutas e vegetais variados - Foto: Getty Images

Para Uma Naidoo, nutricionista e psiquiatra de Harvard, “não existe receita mágica para uma vida mais longa”. No entanto, a especialista acredita que consumir diariamente frutas e vegetais pode melhorar a saúde e ajudar a viver mais, aumentando a longevidade.

Entre as frutas e vegetais que não podem faltar na alimentação diária, a nutricionista Uma Naidoo destacou, segundo informações do portal de nutrição espanhol Saber Viver: espinafre, frutas vermelhas, cenoura, pepino e rabanete.

Confira abaixo os motivos que levaram a tal escolha:

Espinafre

O espinafre é uma excelente fonte de vitaminas A, C e K, além de ácido fólico, ferro, cálcio e antioxidantes, como luteína e zeaxantina. Essas propriedades nutricionais ajudam a prolongar a vida.

Ainda de acordo com a nutricionista Leticia Gasparetto, o espinafre ajuda a combater o estresse oxidativo e a inflamação. Isso melhora a saúde cardiovascular e fortalece o sistema imunológico. Thaiz Brito, nutricionista e colunista do Metrópoles, por sua vez, elucida que o vegetal é aliado da saúde óssea e da digestão.

Espinafre
O espinafre é rico em antioxidantes e betacaroteno

Frutas vermelhas

Morango, mirtilo e framboesa são exemplos de frutas vermelhas. “Ricas em antioxidantes e vitaminas, elas ajudam a proteger o corpo contra danos celulares. Também são conhecidas por seus benefícios anti-inflamatórios e por melhorar a saúde cerebral, contribuindo para uma vida mais longa e saudável”, diz Leticia.

As frutas vermelhas também se destacam pelo baixo índice glicêmico, que ajuda no controle da glicemia. “Elas ainda oferecem boa quantidade de fibras, que ajudam a manter a saciedade prolongada”, explica Thaiz.

Cenoura

Já a cenoura é uma das melhores fontes de beta-caroteno, um nutriente que pode ser convertido em vitamina A, crucial para a saúde ocular, pele e sistema imunitário. O vegetal, segundo Leticia e Thaiz, tem alto teor de fibras, auxiliando na digestão e na redução do risco de doenças crônicas.

Cenouras em cima de tábua
Incluir cenouras na dieta pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças

Pepino

Outro alimento listado pela nutricionista Uma Naido é o pepino, que possui baixas calorias. Vale citar ainda que ele contém nutrientes essenciais, como vitamina K, potássio e antioxidantes. “Seu consumo ajuda a manter a hidratação e promover uma pele saudável”, afirma Gasparetto.

A boa quantidade de fibras promove bastante saciedade, além de contribuir com a saúde digestiva, afirma a colunista do Metrópoles.

Rabanete

Por fim, o rabanete é rico em vitamina C e B6, potássio e outros antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no corpo. Segundo as nutricionistas Leticia e Thaiz, o alimento também possui propriedades anti-inflamatórias e pode melhorar a digestão, promovendo uma saúde geral e potencialmente aumentando a longevidade.

Ramalhete de rabanete
Rabanete é um dos aliados da saúde

Tá bombando





















Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?