Nutri de Harvard lista cinco frutas e verduras que ajudam a viver mais
A nutricionista de Harvard Uma Naidoo revelou cinco frutas e verduras que melhoram a saúde e aumentam a longevidade; confira!
atualizado
Compartilhar notícia
Para Uma Naidoo, nutricionista e psiquiatra de Harvard, “não existe receita mágica para uma vida mais longa”. No entanto, a especialista acredita que consumir diariamente frutas e vegetais pode melhorar a saúde e ajudar a viver mais, aumentando a longevidade.
Entre as frutas e vegetais que não podem faltar na alimentação diária, a nutricionista Uma Naidoo destacou, segundo informações do portal de nutrição espanhol Saber Viver: espinafre, frutas vermelhas, cenoura, pepino e rabanete.
Confira abaixo os motivos que levaram a tal escolha:
Espinafre
O espinafre é uma excelente fonte de vitaminas A, C e K, além de ácido fólico, ferro, cálcio e antioxidantes, como luteína e zeaxantina. Essas propriedades nutricionais ajudam a prolongar a vida.
Ainda de acordo com a nutricionista Leticia Gasparetto, o espinafre ajuda a combater o estresse oxidativo e a inflamação. Isso melhora a saúde cardiovascular e fortalece o sistema imunológico. Thaiz Brito, nutricionista e colunista do Metrópoles, por sua vez, elucida que o vegetal é aliado da saúde óssea e da digestão.
Frutas vermelhas
Morango, mirtilo e framboesa são exemplos de frutas vermelhas. “Ricas em antioxidantes e vitaminas, elas ajudam a proteger o corpo contra danos celulares. Também são conhecidas por seus benefícios anti-inflamatórios e por melhorar a saúde cerebral, contribuindo para uma vida mais longa e saudável”, diz Leticia.
As frutas vermelhas também se destacam pelo baixo índice glicêmico, que ajuda no controle da glicemia. “Elas ainda oferecem boa quantidade de fibras, que ajudam a manter a saciedade prolongada”, explica Thaiz.
Cenoura
Já a cenoura é uma das melhores fontes de beta-caroteno, um nutriente que pode ser convertido em vitamina A, crucial para a saúde ocular, pele e sistema imunitário. O vegetal, segundo Leticia e Thaiz, tem alto teor de fibras, auxiliando na digestão e na redução do risco de doenças crônicas.
Pepino
Outro alimento listado pela nutricionista Uma Naido é o pepino, que possui baixas calorias. Vale citar ainda que ele contém nutrientes essenciais, como vitamina K, potássio e antioxidantes. “Seu consumo ajuda a manter a hidratação e promover uma pele saudável”, afirma Gasparetto.
A boa quantidade de fibras promove bastante saciedade, além de contribuir com a saúde digestiva, afirma a colunista do Metrópoles.
Rabanete
Por fim, o rabanete é rico em vitamina C e B6, potássio e outros antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres no corpo. Segundo as nutricionistas Leticia e Thaiz, o alimento também possui propriedades anti-inflamatórias e pode melhorar a digestão, promovendo uma saúde geral e potencialmente aumentando a longevidade.