metropoles.com

Nutri de Harvard lista 6 dicas de alimentação para ter o cérebro feliz

A nutricionista de Harvard Uma Naidoo compartilhou algumas dicas para ter o cérebro mais calmo, forte e feliz. Confira detalhes

atualizado

Compartilhar notícia

Francesco Carta fotografo/Getty Images
Foto colorida de mulher branca, loira, com blusa na cor alaranjado. Ela segura o encarte de um cérebro na cor verde - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher branca, loira, com blusa na cor alaranjado. Ela segura o encarte de um cérebro na cor verde - Metrópoles - Foto: Francesco Carta fotografo/Getty Images

Uma Naidoo passou décadas pesquisando como a ansiedade afeta muitos aspectos da saúde, incluindo a imunidade e o metabolismo. Neste caso, a nutricionista de Harvard afirma que a alimentação pode ser a chave para ajudar a aliviar o quadro e aumentar a saúde do cérebro.

Confira abaixo as seis dicas de alimentação de Uma Naidoo para ter o cérebro mais feliz e, consequentemente, diminuir a ansiedade segundo informações do site CNBC.

Evitar alimentos processados

“Eu uso ingredientes que não são processados ou o menos processados possível. Verduras, frutas vermelhas, grãos e leguminosas, por exemplo, são ótimas fontes de fibras, o que é crucial para a saúde intestinal, além de criar ambientes onde bactérias boas possam prosperar”, disse a nutricionista.

Ela ainda recomendou o consumo de carboidratos complexos, como os encontrados em vegetais, já que eles são processados mais lentamente pelo corpo, o que ajuda a evitar picos de açúcar no sangue. “Um metabolismo saudável é um fator-chave para manter a ansiedade sob controle”.

Foto colorida de alimentos ultraprocessados, incluindo balinhas, barras de chocolate, copo de refrigerante, donuts, cookies e muffins - Metrópoles
Doces e refrigerantes são alguns exemplos de alimentos ultraprocessados com muito açúcar

Consuma uma variedades de cores

Do verde escuro do brócolis ao laranja da cenoura, comer uma ampla gama de cores oferece um suprimento de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do cérebro – e uma mente calma. Isso inclui ervas e especiarias, como açafrão, alecrim, cúrcuma, pimenta-do-reino e manjericão, afirmou Naidoo.

Comer mais micronutrientes

Vitaminas do complexo B, C, D e E, e minerais, como cálcio, magnésio, ferro e zinco, são micronutrientes que podem reduzir a ansiedade. “Muitos micronutrientes têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem proteger seu cérebro do declínio a longo prazo. Eles também ajudam a produzir e regular substâncias químicas do humor como dopamina e serotonina”, explicou a nutricionista.

Priorize gorduras saudáveis

De acordo com Naidoo, aumentar o consumo de gorduras saudáveis é um dos fatores mais importantes para manter o cérebro saudável e livre de ansiedade. A expert recomendou o uso dos óleos de oliva e abacate, que são anti-inflamatórios e promovem uma boa saúde intestinal e metabólica.

“Eles devem ser seus principais óleos para o preparo de alimentos e compõem a maioria de sua ingestão de gordura. Eu evito óleos de cártamo, soja e girassol, que muitas vezes contêm ácidos graxos poli-insaturados ômega-6 insalubres (PUFAS)”, elucidou ela.

Foto colorida de óleo de abacate - Metrópoles
Óleo de abacate

Evite alimentos que aumentam o açúcar do sangue

Alguns carboidratos, como farinha de trigo e arroz branco, podem aumentar o açúcar no sangue. Isso significa uma explosão de energia seguida de uma queda. A nutricionista disse que esse ciclo de altos e baixos está correlacionado com a ansiedade.

Encontre consistência e equilíbrio

“Para criar um plano nutricional adequado, busque alimentos saudáveis que se encaixem nos perfis de sabor e formas de comer que você já ama. Outra dica é ouvir seu corpo. Se você se sentir irritado ou saltitante depois de comer certos alimentos, tente cortá-los de sua dieta”, finalizou Naidoo.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?