Nem dieta nem exercício! Confira hábito japonês que ajuda a viver mais
Os japoneses praticam um hábito que, além de extremamente saudável, ajuda a aumentar a felicidade e prolongar a vida
atualizado
Compartilhar notícia
A maioria das pessoas sabe que os japoneses são um dos povos mais longevos do mundo. Isso motivou inúmeras investigações focadas em descobrir qual a chave da longevidade. A resposta não está nem na dieta nem nos exercícios físicos, mas sim, no hábito de estar em contato com a natureza.
A prática, conhecida como Shinrin-yoku, veio do termo japonês que significa “banho de floresta” ou “absorção de floresta”. A ideia é “mergulhar” em um lugar da natureza para receber tudo o que emana das árvores, do solo e do ar. Vale sentir e até ouvir o farfalhar das folhas.
Existem diversos estudos que confirmam a eficácia desta prática, mostrando que os efeitos são tanto físicos quanto mentais e emocionais. Uma pesquisa da Universidade de Chiba, no Japão, analisou a caminhada pela natureza de um grupo de pessoas. Os cientistas concluíram que o hormônio do estresse foi reduzido em 12,4%, assim como a pressão arterial, que caiu em 1,4%.
Além de melhorar o humor, a prática também ajuda a cuidar da saúde do coração e reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Isso evidencia que o Shinrin-yoku é um ótimo aliado para ter uma vida mais longa e feliz.
É interessante lembrar que essa prática não precisa ser necessariamente realizada em uma floresta. O ambiente escolhido pode ser qualquer espaço natural aberto. O mais importante é fugir da correria do dia a dia e aproveitar a natureza.