Não é só o pão de forma: veja outros alimentos que podem conter álcool
Como resultado do processo de fermentação, alguns alimentos podem conter álcool, apesar da baixa concentração. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
Recentemente, um vídeo sobre marcas de pão de forma repercutiu por mostrar que elas continham um teor alcoólico suficiente para apitar o teste do bafômetro. A análise dos produtos foi realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, a Proteste, após clientes afirmarem sentir gosto alcoólico nesses itens.
Porém, a presença de álcool não se limita ao pão de forma. Outros alimentos também podem apresentar algum teor etílico.
Confira a lista:
Bebidas fermentadas como kombucha e kefir:
O kombucha é feito a partir da infusão ou extrato da planta Camellia sinensis e açúcares. Porém, o produto também conta com a presença de bactérias e leveduras que são responsáveis pela fermentação.
Já o kefir é produzido por leite ou água com grãos de kefir. Ele também pode conter álcool residual do processo de fermentação.
Banana madura:
Uma pesquisa realizada pelo Journal of Analytical Toxicology revelou que bananas maduras podem conter uma concentração de até 0,4% de álcool. A presença da substância ocorre devido à ação de leveduras que fermentam os açúcares presentes na fruta.
Sucos de frutas como maçãs, uva e laranja:
Além das bananas, sucos dessas frutas também podem conter quantidade detectável de álcool devido à fermentação.
Vinagre:
Alguns tipos de vinagres como balsâmicos, champanhe, xerez e de vinho variam entre 0,1% a 0,4% de teor alcoólico, também devido à fermentação.
Importante
Apesar dos níveis de álcool presentes nesses alimentos fermentados serem considerados baixos, o cuidado deve ser tomado por gestantes, lactantes e crianças.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica