Na web, Meghan Markle é acusada de plagiar documentário da Netflix
Internautas apontam que discurso feito pela duquesa de Sussex em evento virtual repete trechos do documentário O Dilema das Redes
atualizado
Compartilhar notícia
Meghan Markle fez uma declaração que gerou polêmica na internet nessa terça-feira (13/10), durante um encontro virtual para discutir o futuro das próximas gerações. A duquesa de Sussex comparou usuários de mídias sociais a viciados em droga e, além de ter a fala criticada, foi acusada de copiar a ideologia do documentário The Social Dilemma, traduzido para o português como O Dilema das Redes, da Netflix.
Logo após o evento, promovido pela revista Fortune, usuários do Twitter chamaram atenção para o fato de que as declarações feitas pela mulher do príncipe Harry e mãe do pequeno Archie eram quase idênticas às ideias apresentadas no documentário, focado em destrinchar os perigos ocultos das mídias sociais. Alguns chegaram a acusá-la de plágio.
“[Meghan] roubou o documentário da Netflix, The Social Dilemma, sobre os usuários serem como viciados em droga”, escreveu um internauta. “Meghan plagia tão casualmente que é ridículo”, comentou outro. “Alguém claramente assistiu The Social Dilemma recentemente”, disse um terceiro.
Uma pessoa até compartilhou capturas de tela de The Social Dilemma, apontando para um momento no documentário em que o estatístico Edward Tufte diz: “Existem apenas duas indústrias que chamam seus clientes de ‘usuários’: drogas ilícitas e software“.
Meghan falou algo incrivelmente semelhante, alertando os participantes do encontro: “Existem poucas coisas neste mundo em que você chama a pessoa que está envolvida de ‘usuário’. Viciados em drogas e internautas são chamados de usuários”.
O documentário também alerta que “a mídia social é uma droga”, uma ideia que Meghan explorou em seu discurso, dizendo que ela acredita que a mídia social tem a “mesma capacidade” de causar dependência que as drogas.
Engajamento
A norte-americana de 39 anos está cada vez mais engajada socialmente. Além de alertar para o perigo do vício em redes sociais, ela tem participado de eventos para debater racismo, saúde mental e igualdade de gênero.