metropoles.com

Mulheres solteiras vivem mais e são mais felizes, diz especialista

Cientista comportamental desconstrói estigmas sobre marcadores de sucesso na atualidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andrea Piacquadio/Pexels
Mulher feliz
1 de 1 Mulher feliz - Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Mulheres solteiras e sem filhos, ainda hoje, vivem cercadas de preconceito e carregam estigmas de uma sociedade patriarcal, que estabelece o casamento como sinônimo de sucesso e felicidade. Para acabar de vez com esses parâmetros ultrapassados, Paul Dolan, professor de ciências comportamentais da London School of Economics, na Inglaterra, afirmou que esse subgrupo, precisamente, compõe a parcela mais feliz da população.

Autor do livro Felizes Para Sempre, Dolan cita um estudo realizado nos Estados Unidos, a Pesquisa de Tempo de Uso Americano (ATUS), que comparou níveis de felicidade e tristeza em pessoas solteiras, casadas, divorciadas, separadas e viúvas.

De acordo com o especialista comportamental, mulheres solteiras não só são mais alegres como têm probabilidade de viver mais que suas amigas casadas e com filhos. As últimas evidências mostram que os marcadores usados para medir o sucesso antigamente não se correlacionam com felicidade – particularmente o casamento e a criação de herdeiros.

“Temos alguns dados longitudinais acompanhando as mesmas pessoas ao longo do tempo, mas vou prestar um enorme desserviço a essa ciência e apenas dizer: se você é homem, provavelmente deveria se casar; se você é mulher, não se preocupe”, disse o cientista em um festival recente realizado no Reino Unido.

3 imagens
Apesar dos benefícios, estigmas da sociedade podem levar mulheres solteiras à infelicidade
No caso dos homens, é o contrário
1 de 3

Elas são mais felizes e vivem mais

Foto: Reprodução/Jeryd Gillum/Unsplash
2 de 3

Apesar dos benefícios, estigmas da sociedade podem levar mulheres solteiras à infelicidade

Letizia McCall/Getty Images
3 de 3

No caso dos homens, é o contrário

Foto: Reprodução/ Alto Astral

No caso masculino, a estatística prova o contrário. Os homens se beneficiaram com o casamento porque “se acalmaram”, disse Dolan. “Você corre menos riscos, ganha mais dinheiro no trabalho e vive um pouco mais. A parceira, por outro lado, tem que aguentar isso e morre mais cedo do que se nunca tivesse se casado. O subgrupo mais saudável e feliz da população são as mulheres que nunca se casaram ou tiveram filhos”, completou.

Contudo, existem outras variáveis nessa equação. O especialista aponta que, apesar dos benefícios de um estilo de vida sem responsabilidades com marido e filhos, os preconceitos presentes na sociedade podem levar algumas mulheres solteiras a se sentirem infelizes.

“Você vê uma mulher solteira de 40 anos, que nunca teve filhos e pensa: ‘Deus, que pena, não é? Talvez um dia você encontre o cara certo e isso mude.’ Não, talvez ela encontre o cara errado e isso mude. Talvez ela encontre um cara que a torne menos feliz e saudável, e morra mais cedo”, encerrou o especialista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?