Mulher e latina! Conheça a inventora do álcool em gel
Lupe Hernandez criou o produto antisséptico quando ainda era estudante de enfermagem
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio a pandemias como a do novo coronavírus, o álcool em gel se destaca pela praticidade entre os produtos antissépticos: é portátil e altamente eficaz contra vírus e bactérias. O que pouca gente sabe é que a solução revolucionária foi inventada por uma mulher latina chamada Lupe Hernandez.
Em 1966, quando era estudante de enfermagem na Califórnia, nos Estados Unidos, Lupe começou a se perguntar como os profissionais da saúde poderiam higienizar as mãos quando estivessem sem acesso à água encanada. A maneira encontrada por ela para solucionar a questão foi desenvolver um produto portátil e eficaz, à base de álcool e com a consistência de gel.
Entre as vantagens, a solução evapora rápido e tem menos riscos de provocar incêndios. Ao perceber a genialidade de sua criação, a estudante registrou a patente.
À época, ela não poderia imaginar a importância de seu produto para a prevenção de diversas enfermidades que põem em risco a vida humana, como a própria Covid-19.
Pouco se sabe sobre Hernandez, se ainda está viva ou se enriqueceu com a sua criação, apenas que tem o nome mencionado no livro sobre enfermagem e liderança profissional The Growth and Development of Nurse Leaders Second Edition, publicado em 2019.