Designer americana acusa Zara de copiar suas estampas
Tuesday Bassen usou o Twitter para denunciar a fast fashion espanhola
atualizado
Compartilhar notícia
A designer Tuesday Bassen, de Los Angeles, Estados Unidos, está acusando, via Twitter, a Zara de copiar os seus desenhos. A americana, que já trabalhou para Urban Outfitters, Adidas, Nike e para a revista “New Yorker”, se valeu das redes sociais para mostrar que a fast fashion usou pelo menos quatro vezes suas estampas em diversas roupas.
Após ser questionada formalmente pela designer, a rede espanhola respondeu dizendo que os clientes da marca dificilmente associam os desenhos à Tuesday e que a representatividade da Zara na internet era muito maior do que a da americana.
“Estou de coração partido que eles responderam com um: ‘não faz diferença porque nós somos gigantes e você é pequena'”, a designer revelou ao Daily Mail..@Zara‘s lawyers are literally saying I have no base because I’m an indie artist and they’re a major corporation. pic.twitter.com/vZNAV2l1vN
— Tuesday Bassen (@tuesdaybassen) 19 de julho de 2016
O grupo dono da Zara respondeu as acusações por meio da “Vogue Britânica”: “A Inditex tem o maior respeito pela criatividade individual de artistas e designers e leva a sério as questões de propriedade intelectual.” E ainda esclareceu que entrou em contato com os advogados de Tuesday Bassen, suspendeu a venda das roupas com o design da artista e vai abrir uma investigação interna para saber o que aconteceu.
Essa não é a primeira vez que a Zara é acusada de roubar estampas de pequenos artistas e também de grandes grifes internacionais.