Daniela Falcão da Vogue Brasil lista tendências para o Verão 2017
Jornalista falou sobre alguns dos hits que vão dar o que falar tanto lá fora como em território nacional
atualizado
Compartilhar notícia
Daniela Falcão desembarcou em Brasília na última semana para dar uma palestra onde narrou os bastidores das capas mais marcantes da Vogue Brasil. Ela, que é editora-chefe da publicação de moda mais importante do país, está sempre antenada em todas as novidades e falou com o Metrópoles sobre algumas tendências que estão dando o que falar tanto lá fora como em território nacional e que definitivamente vão fazer sucesso na próxima temporada.
GRUNGE MEETS DAVIS BOWIE
Quem não se lembra dos ocasionais poás coloridos e jaquetas cheias de paetês que Kurt Cobain ocasionalmente usava com suas camisas de flanela e jeans rasgados? Pois é, se você se recorda disso, saiba que essa pegada tem feito sucesso lá fora nos desfiles de outono.
O paradoxo de tudo isto, obviamente, é que Cobain odiava servir de inspiração para qualquer rótulo de alta-costura. Em 1992, quando Marc Jacobs enviou para o cantor e sua esposa, Cortney Love, sua famosa coleção grunge elaborada para a tradicional marca americana Perry Ellis, de onde foi imediatamente demitido, Love admitiu que eles queimaram tudo, porque se consideravam “punks e não gostavam desse tipo de coisa”.
Na última temporada, Dries Van Notten também apostou na tendência. Ironicamente o músico usou um look feminino da marca para uma sessão de fotos da revista Mademoiselle. O pre-fall 2016 é um bom exemplo de como brilho e prints de onça se misturaram bem com diversos tipos de texturas e muitas listras e xadrez.
De acordo com Daniela, o grunge continua em alta, mas a pegada dessa vez aparece mais dândi. “Acho que essa mistura tem chamado muita atenção. É grunge, mas tem brilho, é grunge, mas tem lenço no pescoço, tem o homem que é mulher. Quase uma mistura do Kurt com o Oscar Wilde. ”
TOTAL JEANS
Peça indispensável no guarda-roupa de qualquer pessoa, o jeans volta em exagero nessa temporada. Para Daniela, a saída da vez é apostar em calça, blusa, e parca jeans, que podem aparecer em diversas lavagens, ou combinando com tudo.
Apesar do verão 2017 da UMA ter apostado em um look all denin, lá fora parece que a tendência também tem tudo para bombar, já que Lady Gaga, Zoe Kravitz e Gigi Hadid investiram na praticidade do jeans.
OVERSIZED
Para quem gosta de uma vibe mais despreocupada e dá conta do recado, o oversized parece ser um hit mais apropriado. No entanto, a editora alerta que o nosso clima tropical não sustentaria essa maxi-tendência que apareceu em peças pesadas de marcas como Balenciaga, Vetements e Rochas. No entanto, não se preocupe porque tudo pode ser adaptado como é o caso da parca jeans, que segundo a profissional “é uma ótima maneira da brasileira aderir ao oversized porque é algo muito nosso.” Porém, algumas ressalvas precisam ser ditas.
Oversized para o dia a dia da mulher comum tem de ser usado de uma forma muito sofisticada. Você usa uma parca com ombro caído, mas com salto alto. No caso, uma calça clochard você também vai colocar um salto alto e uma blusa mais justa. É uma tendência para se observar, mas não é fácil de mergulhar.
Daniela Falcão
JAPONISMO
Quando falamos em Brasil, Daniela é categórica em afirmar que as influências orientais chegaram com tudo no verão 2017. O japonismo propriamente dito aparece nas amarrações – que agora surgem com ricos trançados inspirados na técnica milenar japonesa shibari – nas estampas e especialmente nas vestimentas tradicionais do Japão como o quimono que de acordo com a jornalista “vai ser a nova saída de praia”.
Foi surpreendente como a moda praia apostou no japonismo. Isso foi visto em tantos lugares e de forma tão bonita. Principalmente nas últimas coleções de Adriana Degreas e Lenny Niemeyer.
Daniela Falcão