Boinas voltam como acessório-chave desta temporada
Confira um pouco da história do adereço e inspire-se para usá-lo
atualizado
Compartilhar notícia
Primeiro veio Alessandro Michele, da Gucci; depois, Maria Grazia Chiuri, da Dior; agora, com a bênção das maiores publicações de moda e com o aval de Carine Roitfeld, a boina volta a ser um acessório-chave nesta temporada.
O estilo de chapéu é atemporal e queridinho de todos. Desde artistas do cinema, passando por líderes políticos e chegando, recentemente, à Rihanna durante a Semana de Moda de Paris.
Apesar da história dessa peça headwear ser bastante longa em termos de origem, as responsáveis pela popularidade fashion do acessório foram as divas do cinema. Bette Davis, Joan Crawford, Greta Garbo e Lauren Bacall utilizavam o hit nas décadas de 1930 e 1940.
Durante os turbulentos anos 1960, as boinas eram acessório de resistência do uniforme das Panteras Negras e marca registrada da imagem de Che Guevara.No entanto, mesmo com todo simbolismo político, havia também o glamour com Brigitte Bardot, Faye Dunaway (no inesquecível Bonnie & Clyde) e Madonna, que a usavam como referência da época de ouro de Hollywood.
Na alta moda são incontáveis as grifes que fizeram suas versões. Coco Chanel e Azzedine Alaia já contaram com a tendência nas passarelas e, além de Dior e Gucci, a boina apareceu nas últimas coleções de Prada e Louis Vuitton. O bom de adquirir uma agora é que, mesmo que os tempos mudem, elas permanecem as mesmas.