Alunos de Ceilândia criam estampa de tênis e vão a concurso nacional
Vans Custom Culture escolhe melhores customizações de tênis entre 250 escolas de todo o país. Votações são abertas ao público, pelo site do concurso
atualizado
Compartilhar notícia
Alunos do ensino médio do Centro Educacional 6 de Ceilândia estão entre os semifinalistas de um concurso de customização de tênis da Vans. Eles foram selecionados entre os 10 melhores de 250 escolas públicas e particulares de todo o país e agora esperam o voto do público para ficar entre os três finalistas.
Os interessados desenvolveram os croquis em casa e os trabalhos foram executados no período inverso às aulas na escola. No final, três rascunhos foram escolhidos para virarem obra de arte em lona, trazendo os temas de cultura local, arte e música.Foi a primeira vez que a escola participou do concurso. Mônica Félix, professora de arte do Ensino Médio, diz que a iniciativa foi dos próprios alunos. “É uma marca que eles gostam muito, então eles me mandaram o link e eu comprei a ideia”, conta.
O Vans Custom Culture – nome do concurso – existe em vários países e visa estimular o ensino artístico nas escolas por meio de assuntos de interesse dos alunos, como skate e cultura urbana.
“Todo o desenvolvimento foi deles. A escolha dos desenhos, das cores, materiais… Ajudei apenas com as questões técnicas”, conta a professora. Os trabalhos foram feitos em pouco mais de um mês.
Em um deles, se vê os azulejos coloridos de Athos Bulcão. Cores fortes, cubismo e grafite enfeitam os outros modelos. “Eles estão eufóricos. Só falam disso”, diz Mônica.
A votação pode ser feita pelo site do concurso com apenas um clique. As três escolas mais votadas ganham passagem para São Paulo para a grande final e poderão visitar uma exposição com todos os tênis participantes da semifinal.
Na última etapa, os trabalhos serão julgados por cinco pessoas, entre estilistas, skatistas e artistas. A instituição campeã leva R$ 10 mil para compra de material de arte e mais R$ 2 mil em produtos da marca para os alunos artistas.