Michelle Obama elogia decoração da Casa Branca: “Verdadeiro refúgio”
A ex-primeira dama relembrou como se sentia enquanto morava na residência em participação em novo livro
atualizado
Compartilhar notícia
Michelle Obama, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, compartilhou sua opinião sobre a decoração da Casa Branca no prefácio do novo livro do designer da residência. Segundo a americana, a disposição dos móveis e a escolha de tonalidades, entre outros fatores, ajudaram que ela, o marido, o ex-presidente Barack Obama, e as duas filhas se sentissem em casa.
De acordo com a advogada e escritora, a atuação do designer de interiores Michael S. Smith, responsável pelo décor do endereço icônico, proporcionou a eles a sensação de pertencimento. Michelle explicou que ele conseguiu entender as necessidades das filhas e as particularidades de serem “os primeiros moradores negros da Casa Branca”.
Sendo assim, o trabalho do designer fez com que a residência se tornasse “um verdadeiro refúgio”, segundo Obama. “Era onde nossa família poderia ser simplesmente uma família, onde nossas meninas poderiam se tornar mulheres jovens com vozes próprias. O que eu sei agora é que casa não é um lugar para onde você vai, é algo que você cria”, escreveu.
“A pressão sobre qualquer primeira família é enorme. A pressão sobre o primeiro negro seria ainda maior. Michael nunca perdeu isso de vista. Ele garantiu que nossos valores e visão para os Estados Unidos, baseados na inclusão e no amor por todo o seu povo, fossem refletidos em cada detalhe desta casa”, salientou a americana.
Segundo Michelle, além de ser um “escritório” e “museu” da nação, o designer transformou a casa em um lar. “Um lugar onde nossas meninas poderiam se esparramar no chão com seus bolsos Polly e bichinhos de pelúcia, onde poderiam convidar amigos para pipoca e um filme, onde poderiam jogar bola nos corredores e sair para brincar na neve”, refletiu.
Um dos feitos de Smith foi trocar os lustres de cristal da maioria das salas por luzes embutidas. “Lindas obras de arte em si, mas nem sempre foram as escolhas mais práticas para trazer luz quente para um espaço familiar ou iluminar as obras-primas penduradas em nossos corredores”, garantiu Obama.
A família Obama se mudou para a Casa Branca em 2008 e residiu por lá até o final de 2017, quando Donald Trump assumiu o comando do país. As declarações de Michelle foram publicadas no livro Designing History: The Extraordinary Art & Style of the Obama White House, inspirado na estadia da família na residência oficial dos EUA e escrito por Michael S. Smith.