Médico bomba ao dizer que aveia “não serve para nada”; será verdade?
Um médico causou polêmica ao assegurar que a aveia, velha conhecida de quem é adepto de uma alimentação saudável, não é benéfica; entenda
atualizado
Compartilhar notícia
Se o objetivo era atrair atenção, ele cumpriu a missão: um cardiologista viralizou após gravar um vídeo no qual “detona” a aveia. Segundo o expert, o alimento não teria valor nutricional, e comprá-lo seria “jogar dinheiro fora”.
Conhecido nas redes como Dr. Wolfson, o médico atua no Arizona, nos Estados Unidos, e ficou famoso pela alcunha Natural Heart Doctor, algo como “médico natural do coração”, em tradução do inglês.
Segundo ele, o grão, o qual não recomenda, não contém valor nutricional e é cheio de antinutrientes. Em contrapartida, o profissional incentivou os internautas a optar por ovos no café da manhã.
“Como cardiologista, nunca recomendo comer aveia, certamente não todos os dias, como tantas pessoas fazem”, disse, aos seus 448 mil seguidores. “Nossos ancestrais não comiam aveia. Você também não deveria “, acrescentou.
O alcance do vídeo chegou a mais de 4,6 milhões de visualizações. Outros médicos e nutricionistas, por sua vez, reagiram à publicação em tom de revolta. Os profissionais retrucaram que Wolfson espalha desinformação e ignora os benefícios do alimento.
É preciso ter em mente que, comprovadamente, as fibras evitam a diabetes e uma série de doenças crônicas. A aveia, por se tratar de um grão integral, contém uma vasta quantidade desse nutriente.
No Brasil, é estimado que os indivíduos consumam apenas metade da recomendação de fibras diárias, um dado que pode ser associado a problemas de saúde, inclusive à obesidade.
Se entendermos que os grupos de alimentos ricos em fibras são minimamente processados ou de produtos in natura, entenderemos o porquê desse nutriente ser tão saudável.
As fibras, além de saciedade, colaboram com o bom funcionamento do intestino, ajudam a controlar a glicemia e ainda regulam os níveis de colesterol.
É sabido que a população, hoje, geralmente tem uma dieta de baixa qualidade, excedendo na consumo de alimentos ultraprocessados e ricos em açúcares, gorduras e sódio. Dessa forma, desencorajar a ingestão de aveia, um grão integral rico em fibras, vitaminas e minerais, soa irresponsável.
A substituição da aveia pelo ovo também pode ser considerada infeliz. Isso porque são alimentos com perfis nutricionais bem diferentes, podendo, facilmente, serem somados em suas vantagens nutricionais.
Enquanto o ovo contém gorduras, proteínas, vitamina A, B5, B12, D e E e cálcio, a aveia fornece uma fibra poderosa, beta-glucanas e antioxidantes como polifenóis, além de boa quantidade de minerais como manganês, fósforo, magnésio, ferro e vitaminas.
Siyab Panhwar, cardiologista da NYU Langone, em Nova York, postou uma resposta ao vídeo de Dr. Wolfson com uma legenda pedindo aos usuários que não “ouçam influenciadores de saúde alternativa nas redes sociais para obter conselhos de saúde.
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica