metropoles.com

Médica alerta sobre suplemento que promete gravidez após meses de uso

Um suplemento alimentar teve propaganda suspensa pela Anvisa após prometer o “milagre” da gravidez após quatro meses de uso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
juankphoto/ Getty Images
teste de gravidez rosa e teste de gravidez azul com alguns comprimidos ao lado - Metrópoles
1 de 1 teste de gravidez rosa e teste de gravidez azul com alguns comprimidos ao lado - Metrópoles - Foto: juankphoto/ Getty Images

Você já ouviu falar do Vita Baby? Trata-se de um suplemento alimentar que viralizou nas redes sociais após prometer a facilitação da gravidez para mulheres tentantes. A substância “vende”, além da gravidez, a cura de diversos problemas de saúde da mulher com apenas 20 gotas ao dia.

Apesar do polêmico suplemento ainda ser comercializado, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma resolução n° 810, de 10 de março de 2023, suspendendo a propaganda dos produtos, tanto na versão em cápsula quanto em gotas. Embora a restrição tenha ocorrido há meses, ainda há quem encontre propagandas do produto na web.

De acordo com o fabricante Vitafenatus Comércio Online, o suplemento tem composição natural de raízes e plantas, como também vitamina C, D, E, B1, B2, e ácido fólico, e promete reverter qualquer laqueadura, menstruações irregulares, tratamentos de miomas, ovários policísticos e históricos recorrentes de abortos.

Tais alegações terapêuticas sobre o produto foram o motivo da suspensão de sua propaganda pela Anvisa, uma vez que o Vita Baby não é um medicamento e não pode ser vendido como se fosse um, prometendo “curar” doenças.

Riscos do Vita Baby

Por mais inofensivo que um suplemento natural possa parecer, é importante lembrar que qualquer substância pode oferecer riscos quando ingerida sem o acompanhamento adequado de um especialista.

De acordo com a médica especialista em ginecologia e obstetrícia Rita de Cássia Vice-Presidente Associação Mulher, Ciência e Reprodução Humana do Brasil, quando os suplementos são usados sem orientação adequada, há o risco da ingestão de doses insuficientes, doses excessivas ou, até mesmo, de forma inadequada.

“Nutrientes hidrofílicos, que se diluem na água, são eliminados por meio da urina, como a vitamina C. Porém, o excesso deles pode sobrecarregar os rins. Já os nutrientes considerados lipofílicos, que se diluem em gorduras, são acumulativos em nosso organismo e podem causar prejuízo para a saúde materna e fetal. Por isso, é importante que a gestante siga as orientações de seu médico. Nunca recomendamos a automedicação”, afirma.

Por outro lado, a especialista destaca que, com orientação adequada, a suplementação é fundamental na preconcepção. Um exemplo é o ácido fólico, que deve ser suplementado desde o planejamento da gravidez, ou com início imediato assim que se descobre a gestação. “Ele atua na prevenção de malformações fetais relacionadas ao tubo neural”, completa.

“Se há falta de informação no rótulo é grave, principalmente porque há muitos produtos que se dizem naturais, mas não são! Além disso, existem pessoas que têm alergias a corantes, a substâncias diversas… Se não sabemos o que tem no composto, há risco”, afirma a ginecologista natural Debora Rosa.

Como engravidar de forma saudável?

E fica a dúvida: como, então, se preparar para engravidar de forma saudável? Além do acompanhamento médico, os casais tentantes precisar ter em mente que apenas fazer suplementação sem que haja a mudança de alguns hábitos importantes pode não adiantar.

“A suplementação, por mais adequada que seja, não substitui uma boa alimentação e uma vida saudável. Praticar atividade física regular, manter o peso adequado, boa qualidade de sono, controle do stress, não fumar, não ingerir álcool ou drogas, controlar e corrigir qualquer condição previa ou doença que acarrete risco, é fundamental para conseguir a gravidez e para uma gestação saudável”, elucida Rita.

Ainda no hall de suplementos, a suplementação ampliada, com cálcio, iodo, magnésio, vitamina C e D, colina e ômega 3 não é obrigatória, mas pode ser muito importante para uma gravidez saudável. “Muitas vezes não conseguimos, por vários fatores, suprir todas as necessidades exclusivamente com a alimentação”, indica a médica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?