Vídeo: jovem viraliza ao mostrar dentes podres após gravidez
Segundo a odontopediatra Ilana Marques, a saúde bucal realmente pode ser fragilizada durante a gravidez
atualizado
Compartilhar notícia
A maternidade pode afetar significativamente os hormônios, a pele e a feição da mulher. Nas últimas semanas, um vídeo em que uma norte-americana mostra um efeito colateral raro da gravidez viralizou no TikTok. Marissa Greene, de 30 anos, filmou o processo de apodrecimento dos dentes depois de dar à luz.
Com mais de 5,4 milhões de visualizações, a filmagem exibe imagens chocantes dos dentes da jovem em estado bem crítico, com o esmalte dentário em decomposição. A tiktoker compartilhou o momento delicado na intenção de alertar as pessoas sobre os efeitos da gestação na saúde bucal.
Segundo a odontopediatra Ilana Marques, a gravidez realmente pode fragilizar a região. ‘‘A gestação provoca alterações hormonais, arteriais e até gastrointestinais na gestante, e essas mudanças podem influenciar na saúde bucal. Então, é muito comum que grávidas tenham inflamações na gengiva ou outras doenças relacionadas’’, elucida a especialista ao Metrópoles, reconhecendo a gravidade do caso em questão.
Enjoos e vômitos podem alterar a acidez do meio bucal, bem como refluxos e azias. Segundo a profissional, essa mudança deixa os dentes suscetíveis ao aparecimento de cáries. A vontade incontrolável de comer na gravidez, principalmente coisas com açúcar, também aumenta o risco da doença.
@greene_33 After SEVEN long months i finally have my smile back. Feel gree to ask queations but be kind because you never know what someones journey has done to them. #gotmysmileback #pregnancystolemyteeth ♬ Celebrate the Good Times – Mason
‘‘As grávidas sentem mais fome e, por isso, acabam comendo com maior frequência e, muitas vezes, alimentos doces. Para complicar ainda mais, os enjoos podem fazer com que elas tenham dificuldade de escovar os dentes com pasta de dente’’, revela.
Na publicação, Marissa afirma que não foi sua escolha esperar para ver um dentista. A jovem relata que a pandemia de coronavírus, juntamente com a gravidez, acabou atrasando o tratamento dentário. Ela ainda conta que foi forçada a adiar seu novo sorriso até depois do nascimento da filha.
Final feliz
O vídeo termina com Marissa mostrando seu novo sorriso. Depois de pretos, seus dentes foram restaurados e ela voltou a sorrir. De acordo com a odontopediatra, realizar acompanhamentos médicos de forma frequente é a melhor forma de evitar o problema da norte-americana.
‘‘O melhor é que a gestante faça um acompanhamento com intervalos menores do que a maioria das pessoas. Inclusive, existe o chamado pré-natal odontológico, em que a grávida vai ser orientada antes mesmo dessas dificuldades começarem a surgir’’, conclui.
Na legenda do vídeo, a jovem escreveu: ‘‘Depois de sete longos meses, finalmente recuperei meu sorriso. Sinta-se à vontade para fazer perguntas, mas seja gentil porque você nunca sabe sobre a jornada de alguém.’’