Veja curiosidades que ninguém te contou sobre a cesariana
O blog Mil Dicas de Mãe relata situações que acontecem na hora do procedimento
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar do parto normal ser a melhor opção para o bebê nascer, há mulheres que, pelo bem da sua saúde (e a do filho), precisam optar por uma cesárea. Por ser uma cirurgia, esse tipo de parto tem algumas particularidades. O blog Mil Dicas de Mãe destacou alguma curiosidades sobre o procedimento.
Confira!
Ficar com os braços amarrados
Assim como em qualquer outra cirurgia, os braços da paciente são posicionados abertos, perpendiculares ao corpo. Isso é necessário porque em um braço fica o manguito do aparelho que mede a pressão arterial e, no outro, o oxímetro (para avaliar o nível de oxigênio que chega até os dedos das mãos), além de um acesso venoso para receber soro e medicamentos.
Colocar uma sonda vesical
Esse procedimento é um pouco desconfortável (arde um pouquinho no canal da urina), mas é necessário, pois a bexiga precisa estar totalmente vazia no momento da cesárea, para diminuir os riscos de lesão nesse órgão. A sonda também pode ser colocada na sala cirúrgica, após a raquianestesia, sendo um processo menos dolorido. Há ainda alguns médicos que não pedem para colocar a sonda, mas somente para a mulher urinar antes da cirurgia. Nesses casos, é colocada uma sonda de alívio para eliminar a urina.
Para ler mais curiosidades sobre a cesárea, clique aqui.