Sete perguntas que toda grávida está fazendo durante a pandemia
Obstetra esclarece as dúvidas mais frequentes que recebe durante a crise de saúde mundial
atualizado
Compartilhar notícia
Um momento mágico, mas repleto de dúvidas e incertezas. Para muitas mulheres, a gestação costuma ser um período em que vivem um misto de emoções. Das mais doces descobertas, como ouvir pela primeira vez o coração do bebê, a dilemas complexos, sobre qual tipo de parto escolher e como garantir o provento dos filhos após a gravidez. A todas essas questões, soma-se, agora, as dúvidas referentes a pandemia de coronavírus.
Para esclarecer algumas questões, o Metrópoles ouviu a ginecologista e obstetra Cybelle Bertoldo, do Centro de Medicina Fetal, especialista em gestação de alto risco. Segundo a médica, o momento pede, acima de tudo, calma. A ideia é que as mamães continuem o pré-natal normalmente e, sem pânico, prossigam com a rotina de cuidados e exames.
Aos detalhes!
Grávida deve fazer pré-natal mesmo durante pandemia?
Sim, o pré-natal não pode parar. Os exames de rotina devem continuar sendo feitos e a gestação acompanhada regularmente de acordo com a idade gestacional e fatores de risco associados. Ele só termina quando o bebê nasce.
O que muda no pré-natal?
O espaçamento entre as consultas, medidas de higiene, distanciamento e biossegurança nas clínicas. Todos devem usar máscaras (obstetra, pacientes, acompanhantes e funcionários), e evitar a presença de acompanhante. Caso necessário, que seja apenas uma pessoa, e fora do grupo de risco.
O pré-natal por ser feito on-line, caso a gravidez não seja de risco?
Grande parte do pré-natal é de aconselhamento, conversa e escuta, e isso pode ser facilitado por meio de consultas on-line. Seja para diminuir o tempo de permanência da gestante no consultório, seja para evitar idas desnecessárias ao pronto-atendimento dos hospitais.
Mas vale lembrar que o exame físico é muito importante para a avaliação geral da saúde da mulher e do bebê. É possível a ausculta dos batimentos cardíacos fetais e exame físico da gestante para maior segurança da gravidez.
É permitido acompanhante no parto?
É permitido a presença de apenas um acompanhante e, preferencialmente, que não seja do grupo de risco no trabalho de parto, parto e pós-parto. Estão proibidas as visitas nas maternidades.
Os bebês recém-nascidos precisam de cuidados especiais?
O fluxo de cuidados ao recém-nascido está mantido. O aleitamento materno e a permanência do recém-nascido junto à mãe são estimulados.
Se a lactante pegar Covid-19, tem que parar de amamentar?
Até o momento, não há evidências científicas de contraindicação ao aleitamento materno em puérperas suspeitas ou confirmadas com infecção pelo novo coronavírus. O momento da mamada deve ser realizado utilizando máscara, lavar as mãos antes e depois é redobrar os cuidados de higiene com o bebê.
Como se cuidar caso a gestante contraia a doença?
Comunique ao seu obstetra assistente. Em casos assintomáticos, fique em casa e mantenha o isolamento dos outros membros da família. Separe utensílios, roupas de cama e banho. Caso apresente falta de ar ou doenças de base descompensadas, procure imediatamente atendimento médico.