Saiba quantas vezes é necessário fazer ultrassom durante a gestação
O exame é um dos mais importantes para as grávidas e ajuda a compreender aspectos diferentes do bebê, dependendo da semana em que é feito
atualizado
Compartilhar notícia
O ultrassom é um dos testes mais importantes da gravidez, pois permite obter inúmeras informações, como o cálculo das semanas de gestação e também a previsão de nascimento, além de verificar o crescimento do feto, visualizar grande parte das principais malformações e também descobrir o sexo do bebê e sua posição dentro do útero.
Se o ultrassom do primeiro trimestre for realizado por volta da décima segunda semana de gravidez, muitas estruturas anatômicas podem ser visualizadas: o cérebro com seus hemisférios e a linha média que os separa, os quatro membros e suas extremidades, estômago e bexiga, e atividade cardíaca, cuja frequência pode ser medida.
Se na gravidez não há fatores de risco específicos, não é necessário fazer muitos ultrassons. De acordo com as autoridades de saúde, dois ou três ultrassons podem ser suficientes para os nove meses inteiros.
Leia a matéria completa no blog Mil Dicas de Mãe.