metropoles.com

Repolho nos seios: médica responde se método reduz dor da amamentação

Artista britânica compartilhou a técnica inusitada para aliviar os incômodos da amamentação nas redes sociais. Saiba o que diz especialista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Foto colorida de mãe amamentando bebê - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mãe amamentando bebê - Metrópoles - Foto: iStock

A cantora inglesa Paloma Faith usou as redes sociais para desabafar sobre as dores intensas sentidas por ela nos mamilos, para amamentar, três dias após dar à luz. A jurada do The Voice britânico compartilhou seu desabafo na legenda de uma foto focada nos seios dela, junto a um truque para ajudar com as dores: folhas de repolho nos mamilos.

“Fui diagnosticada com ingurgitamento agudo. Isso significa que tenho muito leite e o bebê não é grande ou forte o suficiente para drená-lo e tirá-lo. É doloroso. Os seios ficam duros como pedras. Estou tentando fazer uma massagem durante a alimentação, dói tanto como uma massagem profunda e não está ajudando muito”, escreveu na legenda.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Paloma Faith (@palomafaith)

Para responder se o método “natural” realmente funciona, assim como dar dicas para mães que estão sentindo incômodos e dificuldades ao amamentar, o Metrópoles conversou com Mariana Temer, médica neonatologista do Hospital Anchieta de Brasília.

De acordo com a especialista, há relatos de que a folha do repolho verde tem uma enzima que teria efeitos anti-inflamatórios, capazes de diminuir o edema e o calor local. “Porém, a principal ação contra dores intensas nos mamilos é atuar na prevenção do incômodo, investindo em pega e posicionamento corretos, para evitar traumas mamilares, ingurgitamento mamário e consequente mastite”, explica a profissional.

3 imagens
Amamentação
Órgãos públicos do DF serão obrigados a ter salas para amamentação
1 de 3

O leite materno oferece uma proteção muito importante aos bebês

Getty Images
2 de 3

Amamentação

Catherine Delahaye/ GETTYIMAGES
3 de 3

Órgãos públicos do DF serão obrigados a ter salas para amamentação

Giovanna Bembom/Metrópoles

O uso das folhas, segundo Mariana, não é recomendado principalmente em casos de traumas mamilares, que geralmente estão associados a dores intensas. Portanto, é fundamental procurar um especialista capaz de avaliar o quadro e auxiliar mãe e bebê no processo de amamentação.

Como reduzir as dores

Para mães que estão vivendo um dilema similar, a profissional recomenda, principalmente, investir em pega e posicionamentos adequados.

“O bebê deve estar com boa abertura de boca, com lábios evertidos — principalmente os inferiores — e corpo alinhado ao corpo da mãe (barriga do bebê de frente pra barriga da mãe)”, ensina. O queixo da criança pode tocar o seio materno, assim como a ponta do nariz.

O ingurgitamento mamário, como o relatado pela cantora, surge em decorrência da retenção e acúmulo de leite nas mamas. “O aleitamento materno em livre demanda é a melhor arma que temos pra evitar que ele aconteça e também para tratá-lo”, garante a neonatologista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?