“Planta mortal” quase mata criança nos EUA e pais fazem alerta
Uma garotinha de 6 anos quase morreu após ter tido contato com planta considerada a mais venenosa das Américas
atualizado
Compartilhar notícia
A estadunidense Chavana Neuweg passou por dias de susto depois que sua filha de 6 anos quase morreu envenenada. A causa do envenenamento foi uma planta que, a primeira vista, parece inofensiva e incapaz de oferecer riscos. Com a intenção de alertar outros pais, a mãe divulgou os perigos da cicuta venenosa nas redes sociais.
“Ontem, minha filha de 6 anos começou a ter erupções na pele do rosto. Ela sempre teve alergia a insetos/abelhas/plantas, mas estava se espalhando rapidamente”, relatou Chavana em um post no Facebook. Devido ao histórico da garota, os pais iniciaram o procedimento padrão para aliviar os sintomas: pomada, compressa fria e banhos de aveia. Mas não tiveram resultados.
“A erupção continuou se espalhando e inchando. O olho, a orelha, o rosto inteiro da minha filha ficaram inchados, cobertos pela erupção e cheios de bolhas”, contou. Com o passar do tempo, a garotinha passou a ter dificuldades para respirar e demonstrar inconsciência. De acordo com Chavana, a pequena passava o dia dormindo e mal falava.
Segundo os pais, enquanto a alergia se espalhava, eles ainda não tinham certeza do que poderia ter desencadeado aquelas reações na criança. Foi quando decidiram dar uma volta pela casa e se depararam com a cicuta venenosa crescendo em seu jardim e ficaram “surpresos” com a descoberta.
“Ela estava crescendo e se espalhando, não só pelo meu jardim, como pelas casas dos meus vizinhos”, revelou. “Nossa filha cheirou o topo desta ‘flor’, o que causou uma das piores reações de veneno que eu já vi. Esta planta é mortal”, escreveu.
Considerada uma das piores e mais mortais plantas da América, a cicuta venenosa se assemelha a uma erva daninha inofensiva. Essa espécie pode crescer mais de 3 metros de altura e é frequentemente vista ao longo de riachos, ferrovias e valas.
Ainda de acordo com Chavana, a planta afeta o sistema nervoso e pode causar paralisia de nervos e músculos, vômitos, náuseas, coma, dores musculares, convulsões, perda da fala, batimentos cardíacos acelerados e muito mais. O veneno pode se espalhar pelo ar”, orientou.
Cicuta venenosa no Brasil
Apesar de ser mais comum no hemisfério norte do planeta, essa espécie também pode ser encontrada em outras regiões. O alerta é o mesmo para qualquer lugar: evitar contato próximo e procurar atendimento médico imediato em caso contato com os olhos, boca e rosto.
A cicuta venenosa também é conhecida como cicuta mortal, salsa venenosa, samambaia da Califórnia e cicuta manchada. A planta tem flores brancas que crescem em cachos e o caule tem manchas roxas.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia