Pediatra ensina como identificar e tratar a febre em bebês
A temperatura do seu filho está maior do que o normal? Especialista dá as orientações adequadas para baixar a febre do bebê
atualizado
Compartilhar notícia
A temperatura normal do corpo humano, tanto para bebês e crianças, como para adultos, costuma ir até 37,2º C e 37,3 ºC, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Quando você sente seu filho um pouco mais quente, bate aquele desespero: o que será? O que fazer? Como baixar a febre do bebê? Vamos por partes.
Primeiro passo: medir a temperatura
De nada adianta “achar” que seu filho está quente. Sabemos que o instinto materno e paterno valem ouro. No entanto, nessas horas, o melhor a fazer para se certificar do sintoma é medir a temperatura com um instrumento adequado. Segundo o pediatra Tadeu Fernandes, presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o ideal é usar um termômetro digital por 3 minutos sob a axila.
Qual a idade do seu filho?
Se seu bebê tiver menos de 2 meses e a temperatura acusada no termômetro for mais alta do que o normal, não espere. Contate já o pediatra dele ou procure o serviço de atendimento médico o quanto antes. “A febre é preocupante em bebês abaixo de 2 meses de idade. “Existe um protocolo específico para os exames laboratoriais e de conduta médica para essa faixa etária”, explica o pediatra.
Caso seu bebê seja mais velho que isso, tente manter a calma. Não precisa correr para o pronto-socorro. Observe o estado geral da criança, se ela está abatida ou se continua disposta, brincando.
“A febre é um sinal, não uma doença. Ela apenas indica que o organismo está trabalhando para combater algum agente agressor ao organismo”, lembra Tadeu.
Continue lendo no site BabyHome, parceiro do Metrópoles.