metropoles.com

Menino de 5 anos sobrevive após bateria ficar presa em sua garganta

O caso aconteceu no estado de Arizona, nos Estados Unidos, e a criança poderia ter morrido após a ingestão de uma bateria de lítio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/The State
Luke McMillan - cinco anos
1 de 1 Luke McMillan - cinco anos - Foto: Reprodução/The State

Um garotinho de apenas 5 anos sobreviveu mesmo após uma bateria de lítio ter se alojado em sua garganta. O caso, relato pelo The State, aconteceu nos Estados Unidos e a criança passou mais de cinco semanas com o objeto em seu corpo. Extremamente perigosa, a peça se torna corrosiva em algumas horas e poderia ter matado o pequeno.

De acordo com o relato da mãe da criança, ela desconfiou de algo depois Luke McMillan (foto em destaque) demonstrou um pequeno incômodo nas orelhas ao esfregá-las com constância. Apesar da situação, os pais não ficaram preocupados pois o pequeno sofria de recorrentes inflamações no ouvido. Apesar disso, para aliviar as coceiras, buscaram um pediatra.

Na consulta, o médico receitou antibióticos e afirmou que a inflamação logo passaria. Mas isso não aconteceu. Em alguns dias, para além das coceiras, Luke também passou a apresentar dificuldade para ingerir alimentos sólidos. Seus pais, portanto, acreditaram ser uma possível reação da otite:

“Nós apenas assumimos que era um efeito colateral porque ele meio que já fez isso antes, de realmente não querer comer nada”, disse Erica McMillan ao tabloide.

bateria de lítio - raio-x
Raio-x mostrou que a bateria presa na garganta do pequeno

Após o fim do tratamento com a medicação, o pequeno ainda apresentava problemas com a ingestão de alimentos e Erica retornou com Luke para o médico, que diagnosticou o pequeno com um possível refluxo. Sua intuição de mãe, no entanto, não a deixou voltar para casa tranquila. Ainda buscando uma resposta satisfatória para os sintomas da criança, Erica buscou por um outro pediatra.

“Ele [o médico] pediu um raio-x do tórax de Luke e ficou surpreso com o que viu. Eu o vi com uma expressão estranha no rosto”, lembra a mãe.

Ao ver o exame, o pediatra perguntou se existia a possibilidade da criança ter engolido alguma moeda ou um pingente de colar. Negando às perguntas, os médicos concluíram que, pelas imagens, ele poderia ter ingerido algo de prata. A essa altura, a possibilidade de ser uma bateria tinha sido descartada, devido ao seu alto grau de periculosidade no organismo humano.

“[Os médicos] disseram: ‘Não tem como ser uma bateria porque essas começam a corroer depois de apenas duas horas’”, revelou. Foi então que um cirurgia foi marcada para que a tal peça fosse identificada e retirada do corpo do menino.

bateria de lítio - fita isolante
A bateria estava envolta de uma sita isolante

Marcada para acontecer no dia seguinte à solicitação do procedimento cirúrgico, apenas uma hora de operação foi necessária para que os médicos conseguissem localizar a tal peça. Quando um dos médicos saiu da sala de cirurgia, informou à Erica que havia encontrado uma bateria de lítio presa no interior do esôfago de Luke. E com uma observação:

Ela estava envolta em fita isolante e isso, provavelmente, salvou a vida da criança.

O objeto permaneceu alojado na garganta de Luke por cinco semanas e danificou seu tecido esofágico. No entanto, Erica revelou que Luke está se recuperando, e já até conseguiu comer uma banana pela primeira vez em seis meses. Ela alertou outros pais para ficarem atentos às baterias que tiverem em casa.

“Já revisamos todos os nossos brinquedos e estamos tirando tudo o que tem esse tipo de bateria e simplesmente não temos mais”, finalizou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?