Médica ensina o que é importante observar no cocô do seu bebê
Fezes são um dos indicadores mais importantes da saúde de uma criança
atualizado
Compartilhar notícia
Cocô de bebê é um dos assuntos sobre os quais os pais mais falam, especialmente os novatos, profundamente interessados no assunto. Qual deve ser a aparência do cocô de um recém-nascido? Quando é preciso ver um médico? A quem ri do assunto, eis um alerta: as fezes são um dos indicadores mais importantes da saúde de uma criança.
Após o nascimento, nas primeiras 24 horas de vida, o recém-nascido faz o primeiro cocô, chamado mecônio, que é denso e na cor verde escuro ou preto. Ele contém resíduos, bem como líquido amniótico, epitélio esfoliado da pele do bebê, muco e várias substâncias de órgãos em desenvolvimento e glândulas digestivas.
Depois de três a quatro dias, um cocô “normal” aparece no lugar do mecônio. A frequência das fezes em recém-nascidos varia dependendo do tipo de alimento que consomem. Um bebê pequeno pode defecar até 10 vezes ao dia. Mas, se ele está ganhando peso, não precisa se preocupar.
No entanto, um recém-nascido alimentado com fórmula faz cocô com menos frequência, de uma a quatro vezes por dia, geralmente mais densos.
Curioso sobre o assunto? Continue lendo no blog Mil Dicas de Mãe, parceiro do Metrópoles.