Higiene do recém-nascido: tudo o que você precisa saber
Confira os cuidados essenciais para ter com o seu bebê
atualizado
Compartilhar notícia
Trocar fraldas, lavar umbigo, cortar unhas, limpar nariz e ouvidos. Além do banho – uma grande oportunidade para fortalecer o vínculo com os pais –, o recém-nascido também necessita de uma série de outros cuidados com a higiene.
O site BabyHome, parceiro do Metrópoles, elencou dicas para deixar seu bebê sempre limpo e cheiroso nessa primeira fase de vida. Confira, a seguir.
Limpeza do umbigo do bebê
Após o corte do cordão umbilical, uma parte de 3 centímetros, aproximadamente, permanece. É o coto umbilical, que cai entre 7 e 15 dias de vida. Porém, até lá, ele tem de ser higienizado com rigor a cada troca de fraldas, com cotonete e álcool 70%. O processo não dói, pois o coto não tem terminações nervosas. Os bebês choram por causa do álcool, que é geladinho.
Até 10 dias depois da queda, o local pode ter um pequeno sangramento ou secreção. Continue limpando com cuidado. Não coloque faixas, gazes, moedas, curativos ou outro produto em cima, pois isso pode dificultar a cicatrização. No entanto, se houver mau cheiro, vermelhidão ou muita secreção, procure o pediatra.
Confira mais dicas de cuidados com seu recém-nascido clicando aqui.