Gripe x Resfriado: qual a diferença e quando procurar o pediatra?
Conhecendo os sintomas, fica mais fácil para uma mãe ou um pai saberem se é hora de ir ao médico
atualizado
Compartilhar notícia
Antes de tudo, é importante saber reconhecer as diferenças entre resfriado e gripe. Os dois casos são causados por vírus, que causam mal-estar, coriza nasal, espirros, dor de cabeça, febre… Mas, o que os diferencia é a intensidade desses sintomas.
Quando alguém está gripado, a febre atinge níveis altos (ultrapassa os 38,5°C) e é constante (no caso do resfriado, o paciente apresenta picos de febre, que, em geral, não atingem os 38°C).
Além disso, todos os sintomas descritos se manifestam de maneira muito intensa na pessoa gripada, o que impede que ela execute suas atividades de rotina. Os bebês ainda podem apresentar olhos vermelhos e dor de garganta, em caso de gripe.
Diferentemente do resfriado, a gripe é uma doença séria, e pode evoluir para quadros graves, como pneumonia.
As crianças compõem um grupo vulnerável para as duas doenças, pois a a resistência delas é menor, com o sistema imunológico em formação. Fique atenta aos sintomas e, mesmo achando que se trata de um resfriado, leve o pequeno ao pediatra, caso ele não melhore dentro de poucos dias. A ida ao médico deverá ser urgente se o filhote tiver menos de três meses (e manifestar qualquer sinal de que não está bem), ou se a desconfiança for de gripe.
Saiba mais no blog Mil Dicas de Mãe.