Foto de “competição” de desfralde em escola gera polêmica na web
Painel criado para mostrar quais alunos já haviam deixado de usar fraldas causou revolta no Instagram
atualizado
Compartilhar notícia
Uma foto postada no Instagram em que aparecem várias crianças e uma fralda embaixo de cada uma virou alvo de polêmica. O motivo? O painel, criado por uma escola brasileira, tinha como intenção mostrar quais alunos já haviam parado de usar fraldas.
A medida, porém, trouxe à tona um debate sobre o desfralde coletivo, prática comum em algumas creches e instituições de ensino. O ato proposto pelo colégio não tem respaldo de especialistas e representa um castigo social para a criança, que vai enxergar o processo como uma competição.
Em entrevista ao site Universa, do UOL, a presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) explicou que o desfralde deve ser feito em um momento de intimidade familiar.
“É uma transição na vida da criança. Requer dedicação dos pais e paciência. É preciso que aconteça no tempo certo, geralmente a partir de dois anos e meio”, afirmou o especialista.
Portanto, a orientação é que os responsáveis e os educadores incentivem o início da retirada da fralda, mas só quando perceberem que a criança está preparada para esse momento tão decisivo em seu crescimento.