Experts revelam erro gravíssimo que pais cometem ao medicar os filhos
Uma empresa australiana relatou no Instagram que os pais podem confundir as leituras em uma seringa com um cilindro interno e externo. Veja
atualizado
Compartilhar notícia
Dar alguma medicação às crianças geralmente não é uma tarefa fácil. Por isso, a maioria dos pais recorrem a diversas táticas para acabar com o problema o mais rápido possível, a exemplo do uso de seringas para medir a dose do remédio. A prática, no entanto, é considerada perigosa por alguns médicos.
De acordo com a equipe de enfermeiras pediátricas da empresa australiana CPR Kids, é normal que alguns pais tenham em casa um tipo de seringa específica que pode medir uma dose muito grande – ou muito pequena – de medicamentos.
Em nota publicada Instagram, os especialistas liberaram uma imagem que ilustra o tipo de seringa inadequada. “Nestes estilos de seringas (onde há um tubo interno menor e um tubo externo mais largo), certifique-se em qual posição está o tubo maior para saber com precisão qual dose está sendo administrada”.
A foto mostra uma seringa cheia de líquido. Enquanto o tubo externo mais largo está marcando 5 ml, o menor aparenta estar na faixa dos 3,5 ml. A equipe, então, desenhou o local correto para medir a dosagem de remédios. “Leia a parte mais larga do tubo”, enfatizaram.
Ver essa foto no Instagram
Eles ainda acrescentaram que era comum os pais ficarem confusos com esse design e cometerem o erro de olhar para o tubo interno. “Quando se trata de remédios, é muito importante obter a dose correta — não apenas para evitar overdoses, mas também para evitar a subdosagem.”
Ao final da publicação, os enfermeiros pediatras deram alguns conselhos adicionais para mães e pais que cuidam de seus filhos enfermos. “Sempre leia o rótulo e siga as instruções de dosagem. Ao administrar um medicamento prescrito, siga sempre as instruções dadas a você”, finalizaram.