Especialistas analisam os efeitos do castigo nas crianças
Dar palmadas ou tirar o videogame? Saiba qual tipo de punição é mais eficaz na hora de educar os filhos
atualizado
Compartilhar notícia
Existem diversas maneiras de educar as crianças. Uma delas é corrigir atitudes erradas com castigos, como banir o acesso à internet ou proibir o uso do amado videogame.
Apesar de serem comuns no universo da maternidade, as punições ainda geram muitas dúvidas nas mães, que ficam receosas de traumatizar os filhos com broncas rígidas demais. Pensando em solucionar esse problema, o blog Mil Dicas de Mãe selecionou uma série de informações valiosas sobre o tema.
Confira:
Especialistas em psicologia infantil apontam que existem dois tipos de punição: a positiva e a negativa. O castigo considerado “positivo” é aquele que adiciona na rotina da criança algo que ela não gosta de fazer, como levar palmadas no bumbum ou ter que realizar afazeres domésticos.
Já o “negativo” é aquele em que os pais retiram do filho algo que ele gosta muito, como o brinquedo favorito ou o inseparável celular.
De acordo com estudos científicos, a chamada punição negativa é muito mais eficaz que a positiva. Isso porque retirar uma experiência prazerosa da criança a “educa mais ou melhor” do que adicionar algo negativo em seu dia a dia. Ou seja, é melhor negociar a retirada do smartphone do seu filho do que apelar para a agressão física.
Para continuar a leitura, clique aqui.