Engravidar depois da lipo, como Virginia Fonseca, altera o resultado?
O cirurgião plástico Germano Lima explica como a gravidez influencia no resultado do procedimento estético
atualizado
Compartilhar notícia
A realização de um procedimento estético causa uma série de dúvidas em quem vai enfrentar a mesa de cirurgia. As perguntas se tornam ainda mais frequentes para mulheres que passam por cirurgias que podem ser afetadas por uma gravidez, como é o caso da implantação da prótese mamária e da Lipo LAD.
Esse é o caso da influenciadora digital Virgínia Fonseca, que passou pelo procedimento que define a musculatura do abdômen e, após pouco mais de um ano, está grávida da sua segunda filha. De acordo com o Dr. Germano Lima, médico-cirurgião plástico, a estrutura abdominal da mulher passar por uma transformação durante a gravidez, o que pode comprometer os resultados do procedimento:
“A principal consequência negativa de uma gestação após a lipoaspiração é a possibilidade de perda do resultado conquistado”, ressalta.
De acordo com o médico, a pele da barriga se estica muito rapidamente durante a gravidez. “Durante o processo da diástase abdominal, o músculo se alonga e se afasta”, explica o médico. Outro ponto abordado, é o pós-parto, pois “pode ocorrer uma flacidez muscular e que deixa a pele mais evidente”.
Apesar de não influenciar no processo gestacional, Germano explica que é preciso pensar antes de realizar o procedimento, principalmente se existe vontade de ser mãe. “Nesse caso, o melhor é adiar a cirurgia plástica. Isto porque sabemos que o resultado da cirurgia pode ser perdido após uma gestação”, ressalta.
Bons hábitos
Apesar da rápida recuperação pós-parto de Virgínia, Germano não credita os resultados da influenciadora apenas à Lipo LAD. “Os hábitos saudáveis de alimentação, prática de exercícios físicos, cuidados com a pele e o controle de peso durante a gestação podem auxiliar com a manutenção do resultado de uma cirurgia plástica”, explica. Para o médico, o caso da influenciadora é um case de sucesso.
“Não existe uma fórmula para manter os resultados, pois cada paciente tem a sua evolução pós gestacional. No entanto, o caso dela é surpreendente, pois é notório que ela segue à risco todas as recomendações”.
Vida ativa
Para quem acredita que o procedimento estético pode definir o corpo por si só, está muito enganado. De acordo com Germano, a realização da Lipo LAD é indicada para “pacientes que estão praticando exercícios regularmente, tenham o peso normal e não tenham flacidez excessiva, principalmente na região abdominal”.
Mesmo sem fórmula secreta do sucesso, a melhor maneira de alcançar os resultado desejados com a cirurgia, segundo Germano, é seguir as recomendações e orientações médicas do cirurgião que realizou o procedimento. Outra dica, para quem acabou de passar por uma Lipo LAD, é evitar engravidar nos primeiros meses após a realização.
“Devido às diversas medicações usadas no pós-cirúrgico, é possível que interferência na eficácia de métodos contraceptivos hormonais, como a pílula anticoncepcional”, explica o médico. Nesse caso, o ideal é procurar por outros métodos contraceptivos, como o diu de cobre e o preservativo.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia