Engasgo em bebês e crianças: saiba o que fazer e como evitar
Saiba como evitar o incidente e aprenda a manobra ideal para desengasgar o seu filho, se necessário
atualizado
Compartilhar notícia
As crianças descobrem o mundo pela boca. Basta piscar os olhos para que o seu bebê agarre algo e leve em direção aos lábios, para descobrir o gosto e a textura. A curiosidade, o início da introdução alimentar ou mesmo o próprio leite materno são fatores que podem provocar engasgo em bebês e crianças. A palavra gera arrepios em todos, mas é preciso entender por que ele ocorre, como evitar e, claro, como agir, se for necessário.
O site BabyHome, novo parceiro do Metrópoles, elencou dicas para prevenir o problema e ensinou como desengasgar a criança, de acordo com a idade dela. Aprenda, a seguir.
Para bebês menores de um ano
Caso haja engasgo de um bebê com idade inferior a um ano, o recomendado é que seja feita a clássica manobra Heimlich, criada pelo médico estadunidense Henry Heimlich. Nessa técnica, o bebê deve ser colocado de bruços no antebraço dos pais, com a cabeça mais baixa que o tórax. Depois, dê cinco golpes energéticos no meio das costas, usando o punho da mão com os dedos estendidos. Vire a criança de barriga para cima, apoiando sua cabeça e mantendo-a mais baixa que o corpo. Por fim, veja se o objeto foi expelido. Caso contrário, faça cinco compressões rápidas no meio do tórax, entre a linha do peito. Se esse procedimento não expulsar o objeto, peça ajuda e acione o serviço de emergência.
Para crianças maiores de um ano
Ajoelhe-se para ficar na mesma altura da criança e abrace-a por trás, com os dois braços. Feche uma das mãos e segure o punho com a outra, para realizar compressões rápidas na boca do estômago, que fica logo abaixo do peitoral, entre as costelas, fazendo um movimento circular para cima. Isso pode contribuir para que o objeto seja expelido. Encoraje a criança a tossir durante a manobra. Após realizá-la ao menos duas vezes e perceber que o objeto não saiu, ou que a criança continua pálida e com lábios arroxeados, acione a emergência e repita a manobra até a chegada do socorro.
Clique aqui para conferir cinco dicas para prevenir engasgos.