metropoles.com

Engasgo em bebês: descubra o que fazer se acontecer (e como evitar)

Descubra quais alimentos favorecem o engasgo e o que fazer quando isso ocorrer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Na foto, um bebê branco sentado em uma cadeira sendo alimentado por uma mulher de costas - Metrópoles
1 de 1 Na foto, um bebê branco sentado em uma cadeira sendo alimentado por uma mulher de costas - Metrópoles - Foto: Getty Images

O principal meio para descobrir o mundo para o bebê ou criança é pela boca. Basta piscar os olhos que eles estão agarrando algo e levando em direção aos lábios para descobrir o gosto e a textura. Essa curiosidade, o início da introdução alimentar ou mesmo o próprio leite são fatores que podem provocar engasgo.

Apesar da palavra gerar arrepios e medo, é preciso entender porque ele ocorre, como evitar e, claro, como agir, se for preciso. Confira algumas dicas que o BabyHome, parceiro do Metrópoles, separou.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, bebês e crianças de 1 a 3 anos são as mais vulneráveis ao engasgo. Além da curiosidade de levar tudo à boca, elas também não possuem controle total da mastigação e deglutição de alimentos. Por isso, é preciso dobrar a atenção na hora das refeições.

Um estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, identificou os alimentos que mais provocaram engasgos em crianças de até 14 anos. Balas duras e outras guloseimas representam quase 25% das ocorrências, seguidas por carnes, ossos, frutas, vegetais e leite. A recomendação da ONG Criança Segura é não dar nada que ofereça risco de engasgo se for engolido direto. Alimentos muito lisos e arredondados, como uvas e tomate cereja, devem sempre ser cortados no formato longitudinal ou em mais partes.

Continue lendo neste link.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?