Doença contraída durante a gestação pode levar bebê à morte
A herpes neonatal atrasa o desenvolvimento do bebê. Confira os cuidados necessários para evitar o vírus
atualizado
Compartilhar notícia
A herpes neonatal é comumente causada pelo vírus HSV2 (ou herpes simplex), que ocorre em 10 a cada 100 nascimentos no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os sintomas em neonatos são muito mais graves, assim como as consequências. Sem o diagnóstico e o tratamento adequados, a infecção pode atrasar o desenvolvimento e causar dano neurológico permanente ao sistema nervoso central (SNC).
Para saber os cuidados necessários, o blog Mil Dicas de Mãe listou algumas cautelas essenciais para evitar que o bebê seja exposto ao vírus.
Confira:
Contágio
Acredita-se que a maioria das pessoas possuem o vírus, mesmo que incubado, no corpo. Logo, ele pode se manifestar em casos de estresse ou baixa imunidade. Para o bebê, o contágio pode ser ainda no útero, no parto e no pós-parto.
Cuidados na gravidez
Todo cuidado é pouco. Se a mãe apresentar sintomas durante a gravidez e, principalmente, até seis semanas antes do parto, o risco é maior. Existem dois tipos de herpes: o número 1, também chamado de simples ou labial; e o vírus 2, também chamado de genital.
Saiba outras orientações sobre a doença no blog Mil Dicas de Mãe.