Desafio do TikTok com nitrogênio líquido deixa crianças feridas. Entenda riscos
Trend do TikTok de doce com nitrogênio líquido viralizou no app e deixou mais de 20 crianças feridas na Indonésia
atualizado
Compartilhar notícia
Alguns desafios do TikTok viram polêmica nas redes sociais por apresentarem sérios riscos à saúde, como o desafio do cotonete. Recentemente, um doce composto por nitrogênio líquido chamou atenção dos usuários do app e acabou deixando mais de 20 crianças feridas na Indonésia. A nova tendência preocupa autoridades de saúde devido ao risco de intoxicação alimentar.
Conhecido como “chiki ngebul”, o doce é vendido nas ruas da Indonésia e entregue ao cliente completamente encharcado em nitrogênio líquido. Ao ser ingerida, a substância evapora e libera vapor no nariz e na boca, dando o visual “fumegante”. O efeito curioso da guloseima rendeu o apelido de “respiração de dragão”.
@eriklozano44 NITRO dragon breath balls! 🐉 #FavoriteRecipe #fyp #yummyummy #desert #nitrogenballs #breath #icecream #foryourpage #candy #dragonsbreath #smokeballs ♬ Buttercup – MixAndMash
A fama do popular lanche de rua fez com que os vídeos do consumo do doce viralizassem no TikTok do país. A trend gerou preocupação ao governo da Indonésia, que publicou um comunicado alertando a população para os riscos da substância, segundo informou o jornal britânico The Guardian nessa terça-feira (17/1).
As autoridades locais pediram às agências de saúde do país que inspecionassem os estabelecimentos que usam nitrogênio líquido, informando sobre o consumo consciente e seguro do produto. Enquanto isso, os ambulantes estão desaconselhados a comercializar o doce com a substância. As escolas também foram orientadas a alertar as crianças.
@safeerapoetry Balas @fia5654 Ada yang pernah nyoba? Perih gak sih? 🥺 #safirakus #jajananbandung #chikingebul #lengkongkecil #menuviral #serunyaditiktok #jajanantiktok ♬ mario sound – mandycap
Perigos do uso do nitrogênio líquido
Apesar da estética cool, o nitrogênio líquido pode trazer riscos para além da intoxicação alimentar. A substância, se não evaporada antes do consumo, pode levar a queimaduras e perfurações intestinais, sobretudo no organismo delicado dos pequenos. Em casos mais graves, a ingestão do produto pode levar à morte, de acordo com a nota publicada pelo governo indonésio.
O Ministério da Saúde da Indonésia alertou, ainda, que o produto pode causar queimaduras na pele e crises respiratórias. Conforme noticiado pelo The Guardian, mais de 20 crianças foram afetadas, e duas delas precisaram ser internadas no hospital. Até o momento, nenhuma morte foi confirmada.