Desabafo de Giovanna Antonelli gera debate sobre idealização materna
Atriz comentou sobre o perrengue que é criar um filho, e descortinou alguns tabus que ainda rondam as mães
atualizado
Compartilhar notícia
A semana anterior ao Dia das Mães é o momento estratégico para as empresas bombardearem as mídias com campanhas emotivas que, em muitos casos, reforçam o papel da mãe enquanto “super-heroína”. Ela trabalha, cuida da casa e dos filhos, tem vida social e, de quebra, um relacionamento perfeito. Com tantas expectativas, há espaço para uma mãe real, que nem sempre acerta?
Foi esse debate que Giovanna Antonelli quis levantar em entrevista para o jornal O Globo. A atriz, que estrela a campanha de Dia das Mães de uma marca de roupas, quis trazer à tona os ônus e bônus do processo de educar os filhos.
Segundo ela, ter filhos e educar é passar perrengue. “Acho bonito nossa doação e a busca em acertar, mas com essa humildade da não perfeição. E sim, dessa troca entre erros e acertos. Isso me torna real e cada vez mais possível!”, afirmou, na entrevista.
Giovanna é mãe de três filhos: Pietro, de 16 anos, do relacionamento com Murilo Benício; e as gêmeas Sofia e Antônia, de 11, do casamento com o diretor Leonardo Nogueira.
Ver essa foto no Instagram
A sinceridade da atriz ganha coro nos depoimentos de muitas mães que criam conteúdo sobre maternidade, como a atriz e podcaster Helen Ramos, conhecida como Hel Mother, e a empreendedora Patrícia Santos, mãe de quatro filhos. O objetivo delas é discutir a importância de tirar a mãe desse lugar idealizado, como alguém que tem que dar conta de tudo.
Geane Negreiros, psicopedagoga e mentora de famílias, é especialista no assunto e reforça que a maternidade deve ser leve. Segundo ela, a sociedade romantiza essa “função” e coloca um peso nas costas das mulheres, o que torna a trajetória muito árdua para as mulheres.
“O melhor caminho para que a maternidade não seja um perrengue diário é o autoconhecimento”, explica Geane. “Com autoconhecimento, a mãe entende seus limites, entende seu papel dentro da função materna, conhece e respeita o seu modo de funcionamento. O conhecimento traz consciência e controle”.
Sobre o caso de Giovanna Antonelli, Geane Negreiros salienta que as mães devem entender o processo particular do desenvolvimento de cada filho. “A atriz tem três filhos em idades diferentes. Ter o conhecimento sobre cada fase do seu filho e o modo de funcionamento dela ajudará nos perrengues do dia a dia”, finaliza.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia