Deputadas tomam posse na Inglaterra segurando filhas no sling
Stella Creasy do Partido Trabalhista e Kemi Badenoch do Partido Conservador fizeram o juramento no Parlamento nesta terça-feira
atualizado
Compartilhar notícia
As deputadas inglesas Stella Creasy do Partido Trabalhista e Kemi Badenoch do Partido Conservador tomaram posse nesta terça-feira (17/12/2019) carregando suas recém-nascidas em um sling. O momento de fofura e resistência levou os parlamentares a soltarem vários “oooohs”.
Stella já sofreu dois abortos espontâneos e sempre lutou para o Parlamento Britânico ser mais acolhedor às famílias dos deputados. Em algumas entrevistas, a deputada disse que as leis do serviço público sempre lhe obrigaram a escolher entre o trabalho e a maternidade.
“Tive que tirar minha pequena de casa e comparecer ao parlamento para fazer o juramento pessoalmente. Só agora posso entrar na minha licença-maternidade e receber o salário que tenho direito”, ela escreveu no Instagram.
Em julho, a deputada sofreu represália intensa dos movimentos católicos após fazer campanha para legalizar o aborto na Irlanda. Na época, Stella acreditava ter virado o alvo dos manifestantes por estar grávida.
Apesar de ser do partido opositor de Stella, Kemi também tem uma visão parecida da colega parlamentar. Após o seu terceiro filho nascer em setembro, ela detalhou as dificuldades de cuidar de um recém-nascido enquanto concorria às eleições.
“Não quero tirar minha filha de três meses de casa nesse frio inglês. Mas ao mesmo tempo não posso falar aos meus eleitores que estou de licença-maternidade”, disse.