Crianças podem seguir o veganismo?
Entenda se é possível que os pequenos adotem dietas livres de carnes
atualizado
Compartilhar notícia
Cada vez mais conscientes do consumo exacerbado e da realidade da indústria de produção, pais de algumas crianças (ou mesmo os pequenos) têm optado por excluir do cardápio alimentos como carnes, ovos e leite. Dessa forma, elas passam a seguir as chamadas dietas vegetarianas ou veganas.
De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, o vegetarianismo é a exclusão dos produtos de origem animal, como carne, frango e peixe, da mesa. Já o veganismo, segundo a Associação Brasileira de Veganismo, é um estilo de vida que visa a não exploração dos animais e, portanto, em termos de dieta, exclui tanto os alimentos de origem animal quanto derivados.
Laura Mocellin Teixeira, médica nutróloga, observa que a necessidade pela carne e outros alimentos derivados de animais é, acima de tudo, cultural. “Ao estudarmos o que uma alimentação precisa para ser saudável, pode-se perceber que vegetais fornecem todos os nutrientes necessários, associados a benefícios para a saúde e redução de fatores de riscos para desenvolvimento de doenças comuns, como as cardiovasculares”, argumenta.
Leia mais no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.